Salada Verde

Onça-pintada é fotografada em reserva privada

A gestão da unidade espalhou câmeras na mata para monitorar a fauna da região. Uma delas registrou a presença ilustre do maior felino do país.

Daniele Bragança ·
18 de janeiro de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A exuberante onça-pintada foi fotografada na reserva natural Serra do Tombador, localizada no município de Cavalcante, nordeste de Goiás. Crédito: Luciano Candisani.
A exuberante onça-pintada foi fotografada na reserva natural Serra do Tombador, localizada no município de Cavalcante, nordeste de Goiás. Crédito: Luciano Candisani.

Armadilhas fotográficas espalhadas na reserva natural Serra do Tombador, localizada no Cerrado goiano, capturaram nesse começo de ano a imagem de uma onça-pintada (Panthera onca) no local. Espécie ameaçada de extinção, o maior felino do continente raramente é fotografado nas florestas brasileiras, por conta do declínio populacional da espécie.

Segundo Marion Letícia Bartolamei, coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra a reserva, o registro fotográfico reforça a importância da criação e manutenção adequada das unidades de conservação, pois são as áreas protegidas “que garantam a proteção e perpetuidade da biodiversidade brasileira”, comenta.

image002
Imagem capturada pela armadilha fotográfica.

“A espécie é predador de topo de cadeia alimentar e sua presença em um ambiente quase sempre indica que o ecossistema está equilibrado, já que esses animais são bastante sensíveis às alterações do ambiente, porque dependem de que toda cadeia alimentar esteja funcionando bem para que possam ter sucesso na sobrevivência e reprodução”, explica.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior felino do mundo. Esquivo, de hábitos noturnos, se alimenta principalmente de veados, capivaras, antas, porcos-do-mato e tamanduás. No Brasil, a Panthera onca consta como “vulnerável” na lista de animais ameaçados de extinção do Ministério do Meio Ambiente.

 

Saiba Mais
Plano de Ação Nacional para Conservação da Onça-pintada – ICMBio

Leia Também

Onça-pintada é flagrada predando cão doméstico

George Schaller: “As pessoas querem amar a onça-pintada”

Schaller no Brasil e o “Epitáfio para uma onça-pintada”

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
9 de junho de 2014

Schaller no Brasil e o “Epitáfio para uma onça-pintada”

O primeiro estudo no Brasil sobre a onça-pintada começou, em 1977, com a vinda do biólogo George Schaller à fazenda Acurizal, no Pantanal.

Reportagens
9 de outubro de 2014

George Schaller: “As pessoas querem amar a onça-pintada”

Em entrevista exclusiva a ((o))eco, o legendário biólogo reflete sobre a carreira, o amor pela conservação e por motivar as novas gerações.

Notícias
12 de julho de 2015

Onça-pintada é flagrada predando cão doméstico

Imagens de câmeras de segurança registraram o ataque, ocorrido no terreno de uma casa no Passo do Lontra, à beira da Estrada-parque Pantanal Sul.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

    Gir Leiteiro


  2. Reuber diz:

    Parabéns à Fundação pelo excelente trabalho que realiza! A Marion disse tudo! Sem áreas protegidas, voltadas à proteção integral e efetiva da natureza, é impossível garantir a conservação da nossa biodiversidade!