Salada Verde

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Justiça Federal já aceitou a denúncia contra caçadores ilegais que atuavam no interior do estado. Grupo responderá por caça e uso de armas de fogo sem permissão

Sabrina Rodrigues ·
1 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Temístocles Barbosa Freire carrega uma onça após uma caçada. Fato ocorreu em outubro de 2016. Imagem: Reprodução/Denúncia.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal um grupo de caçadores ilegais que atuava no interior do Acre, na região da  Fazenda Cacau, zona rural do município Porto Acre. Os denunciados agiam na região há anos, promovendo o abate de onças-pintadas (Panthera onca), capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), catetos ou porcos-do-mato (Pecari tajacu), veados-mateiros (Mazama americana). A Justiça Federal já aceitou a denúncia e foram abertas duas ações penais, uma pela caça ilegal e outra por uso de arma de fogo sem permissão

Fazem parte do grupo o Temístocles Barbosa Freire (dentista), Dória de Lucena Júnior (médico), Sinézio Adriano de Oliveira (servidor do Poder Judiciário), Gilvan Souza Nunes (agricultor), Gisleno José Oliveira de Araújo Sá (agente penitenciário), Manoel Alves de Oliveira (eletricista), Sebastião Júnior de Oliveira Costa, Reginaldo Ribeiro da Silva e Gersildo dos Santos Araújo, os três últimos sem a profissão divulgada.

A investigação se baseou em escutas telefônicas, monitoramento dos celulares dos envolvidos e recolhimento de fotos e vídeos onde os acusados registravam as caças e os animais sendo mortos.

A denúncia destaca Temístocles Barbosa Freire como o membro mais antigo e mais ativo do grupo. O dentista praticava caça ilegal desde 1987. Segundo investigações da Polícia Federal, Temístocles teria matado mais de mil onças-pintadas ao longo de mais de 30 anos.

Em apenas três meses de monitoramento, foram registrados 11 episódios de caças. Durante esse período, oito onças-pintadas, 13 capivaras, 10 catetos e dois veados mateiros mortos pelo grupo.

O modus operandi adotado pelo bando, segundo a denúncia, consistia na utilização do toque de uma cuíca para atrair a onça-pintada. O grupo criminoso também fazia uso de cães para acuar animais e de carniças, também com o intuito de atrair as onças.

Os réus podem receber penas de prisão e multa, que podem variar de acordo com a participação de cada um nos crimes cometidos.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada. No Brasil, a espécie é classificada como vulnerável

 

Saiba Mais

Denúncia 1

Denúncia 2

 

Leia Também

Caça ilegal ameaça deixar Mata Atlântica desabitada

Órgãos federais se unem contra a caça ilegal na Flona do Amapá

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
16 de abril de 2018

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

Se não são vítimas diretas, perdem alimentos devido a concorrência do ser humano, que abatem as presas maiores e desequilibram a dieta dos felinos

Salada Verde
16 de novembro de 2017

Órgãos federais se unem contra a caça ilegal na Flona do Amapá

Ministério Público Federal, Polícia Federal e ICMBio deflagram Operação que investiga caçadores ilegais na Flona do Amapá. O grupo também intimidava vigilantes

Notícias
24 de outubro de 2016

Caça ilegal ameaça deixar Mata Atlântica desabitada

Estudo apresentado por professores e alunos da Unesp demonstra que afrouxamento na fiscalização facilita ação de caçadores e palmiteiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 27

  1. Giovanna diz:

    Absurdo sem fim.O habitat é das onças e outros animais silvestres e o cara se acha no direito de matar as onças por comerem o gado que nem deveria estar lá,além desses miseráveis que matam por prazer e dinheiro.Não é a toa que estamos vivendo uma pandemia de um vírus que não vai acabar tão cedo.Será que os seres humanos tomarão consciência a tempo???!!!!!


  2. Paulo diz:

    Cadeia. Sem fiança nestes casos d3 caça ilegal sem licença .para a caça tem que ter licença com a do.javali


  3. Luis diz:

    Nesse país, infelizmente só o dinheiro importa.o resto é resto.tudo gira em torno do maldito dinheiro.pessoas sem escrúpulos , fazem isso com gente , imagina com os pobres animais. Não tem lei, a lei aqui é o dinheiro.


  4. Djalma diz:

    Malditos! Quem caca e quem defende essa escória.


  5. Aldari diz:

  6. Funakoshi diz:

    Bando de caçadores canalhas e malditos! Merecem tomar chumbo e ser devorados no meio da mata. Malditos sejam esses desgraçados covardes.
    Justiça há de ser feita!


  7. EvenEzer diz:

    Similar investigation should be made about the killing of human beings in Brazil, especially the murder of negro and native Brazilians.


  8. Luciano diz:

    A legislação para crimes ambientais deveria ser mais severa mas a maioria dos nossos deputados e senadores (e os partidos corruptos) só se preocupam em aliviar as penas e dificultar o combate a diversos tipos de crimes. Será que estão legislando em causa própria? Eu não vejo futuro no Brasil.


  9. camila diz:

    TOMARA QUE CADA UM MORRA COM UM TIRO NA FUÇA


  10. bianca diz:

    era dessa que estava falando


  11. Calú diz:

    Do jeito que surgiu um novo povo brasileiro, saído das trevas, as leis serão extintas, os animais serão extintos, a ignorância prevalecerá. Lamentável.


    1. Rui diz:

      Seu rabo sujo…hippie de m.erda


  12. Alan Gimenez Ribeiro diz:

    Não pode ficar só na denúncia. Tem que prender!!


  13. Andrea Santos diz:

    Gente desprezível!! Que paguem na justiça dos homens e de Deus!!! Revoltante


  14. Joao Maria diz:

    Só onças e jaguatiricas devem vivir no mato….pecuaristas e laboristas vao pro outro lugar… chumbo neles..!


  15. Francisco Mendes diz:

    Excludente de ilicitude para que a polícia possa matar esses fdps já!


  16. Osmarina hoax diz:

    Ué, o Acre não era o paraíso da "Florestania"?


  17. Flávia diz:

    Pra começar q não era nem pra eles estarem lá. Se for ressarcir alguma coisa tem q ser o chumbo todinho de volta neles


  18. Nelson diz:

    MP poderia além dessa denúncia correr atrás dos desmatamentos, ninguém consegue parar esses madeireiros, isso tbm é destruir a fauna.


  19. Carolina diz:

    Q ABSURDO!!! MEU DEUS? COMO DEIXAM CHEGAR NESSE PONTO??? O QUE ESTÁ SENDO FEITO PRA PROTEGER NOSSA FAUNA? NÃO VAI RESTAR NADA


  20. Paulo diz:

    Bando de desocupado. Vão ocupar seu tempo com utilidades a sociedade e ao ambiente natural.

    Gente do "bem", repito Bagaçada.


  21. Paulo diz:

    Bando de bagaçada. Matar por prazer. você entra com o seu rostro e eu entro com CHUMBO quente.

    Pega esta "txurma" joga lá no meio de um grande parque na Africa, somente com roupa no corpo. Vamos ver a igualdade, depois de dias.


  22. Valdeci Ramos diz:

    Não estou defendendo ninguém não mais que tal estudarem um sistema para ressarcir os pecuaristas e lavoristas de prejuizos causados por animais silvestres. garanto que a caça ilegal cai 90%…… ficar no prejuizo é que não da né;;;; todo animal que causa prejuizo esta condenado a morte


    1. Luís diz:

      E o prejuízo ambiental não é muito maior? Os animais silvestres não tem nenhum valor ? Acho complicado acabar com a vida selvagem em prol da ganância desenfreada. Nossa vida é curta e não usamos nem trinta por cento daquilo que produzimos e guardamos para nada pense nisso.


  23. Bianca diz:

    fui abrir o documento da denuncia, por titulo de curiosidade, e a primeira foto do animal identificado como "onça-pintada" na verdade é uma jaguatirica.


  24. Eduardo Dias Cunha diz:

    Só a legalização da caça para evitar a extinção, só no Brasil é assim , basta copiar o que DEU cento em todo o mundo


  25. Gerson diz:

    Os ribeirinhos fazem a mesma coisa. Mas aí tudo certo…