Salada Verde

Ministério do Meio Ambiente promove série especial sobre biodiversidade

Em comemoração aos 25 anos da Convenção sobre a Diversidade Biológica, pasta lança informativos em suas redes sociais sobre a importância da biodiversidade

Sabrina Rodrigues ·
24 de abril de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Para celebrar os 25 anos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) , o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou uma série especial para mostrar a importância da preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Foto: Universo Produção/Flickr.

 

A diversidade biológica ou biodiversidade é o grau de variação da vida. O termo é usado para descrever o número e a variedade dos organismos vivos existentes. Em vigor desde 29 de dezembro de 1993, a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) tem como finalidade estabelecer as normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário, como o Brasil. Para celebrar os 25 anos da Convenção, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou uma série especial para mostrar a importância da preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Com a hashtag #25anosCDB, o MMA veiculará, do dia 23 de abril a 22 de maio, em suas redes sociais como o Facebook, Twitter, informativos abordando os 25 anos da CDB e as ações para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade desenvolvidas pelo Brasil para o cumprimento das Metas Nacionais de Biodiversidade 2011-2020, as chamadas Metas de Aichi.

Entre as ações que o Ministério do Meio Ambiente pretende apresentar com a série, destacam-se o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró- Espécies); a Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção; a Estratégia Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras; a participação na Aliança Brasileira para a Extinção Zero, que busca proteger os últimos sítios de ocorrência, no Brasil, de espécies ameaçadas de extinção.

“Com esse trabalho, queremos aproximar as pessoas do conceito de biodiversidade. Quem conhece, cuida”, afirma a diretora do Departamento de Conservação de Ecossistemas do MMA, Ana Paula Prates.

Um evento celebrando os 25 anos de implementação da CDB marcará o Dia Internacional da Biodiversidade, em 22 de maio, encerrando a série especial.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente.

Ilustração: Bruna Dalbert.

 

Leia Também

O que é a Convenção sobre a Diversidade Biológica

O que são as Metas de Aichi

O que é Biodiversidade

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
7 de agosto de 2014

O que é Biodiversidade

Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos.

Dicionário Ambiental
24 de outubro de 2014

O que são as Metas de Aichi

Na COP-10, os países membros definiram 20 metas para salvaguardar a biodiversidade do planeta. Entenda.

Dicionário Ambiental
22 de maio de 2014

O que é a Convenção sobre a Diversidade Biológica

Conheça neste guia ((o))eco o acordo internacional criado para a proteção da diversidade biológica mundial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Falta é uma campanha de qualidade e quantidade contra a caça/matança de nossa fauna Brasileira.
    Existe um medo dos gestores ambientais, sobre este tema. Um medo silencioso.

    E a matança/extinção continua.