Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Jogos caseiros para criança são alternativa para educação ambiental na quarentena

Duda Menegassi
quinta-feira, 9 abril 2020 16:17
As cartas e o kit do jogo da memória e do Pirá-Brasília. Foto: Marcus Paredes/Brasília Ambiental.

A quarentena imposta pelo coronavírus tem desafiado pais na missão de entreter seus filhos. Com as aulas suspensas, muitos procuram estimular atividades educativas para incentivar as crianças mesmo dentro de casa a continuarem aprendendo. Na área ambiental, mesmo sem o recurso mais poderoso do contato direto com a natureza, também é possível organizar jogos que ajudem os pequenos a se conscientizar ambientalmente.

Uma das iniciativas é da Unidade de Educação Ambiental do Brasília Ambiental que disponibilizou online em PDF um jogo de cartas da coleção Eu amo Cerrado. O jogo consiste em 64 cartas que formam 32 pares, seis são peixes, nove são árvores e 17 são frutos, todos do Cerrado, é claro. Ganha o jogo quem conseguir formar o maior número de pares, a partir do embaralhamento das cartas. O jogo promove o conhecimento das espécies de fauna e flora do Cerrado e estimula a valorização do bioma.

Existem ainda outras formas de jogar com as mesmas 64 cartas, como o jogo Pirá-Brasília, nome que homenageia um pequeno peixe endêmico do Distrito Federal e ameaçado de extinção. Neste jogo, de raciocínio lógico, o objetivo é descartar todos os pares e finalizar o jogo com a carta do Pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei) em mãos. “Esse jogador tem a possibilidade de salvá-lo e preservá-lo”, explica a coordenadora do Projeto Eu Amo Cerrado, Mariana dos Anjos, que ressalta o caráter lúdico e educativo da brincadeira.

O material para as atividades está disponível para download no link, basta baixar e imprimir. O chefe da Unidade de Educação Ambiental, Marcus Parede, pontua ainda que “Neste momento em que temos que ficar em casa para a preservação da nossa saúde, da família e dos outros – e também em que não podemos desfrutar o meio ambiente, ela [natureza] pode vir até a nós, por intermédio destes jogos”.

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina também disponibilizou diversas cartilhas educativas da série Nosso Ambiente, com temas diversos referentes à natureza. O desafio lançado é que, depois de escolher um dos temas e ler a cartilha, a criança faça um vídeo de 1 minuto, uma música, uma história ou um desenho do tema escolhido e envie para o e-mail educambiental@ima.sc.gov.br até o dia 20 de abril de 2020.

Podem participar crianças de 3 a 12 anos de idade. Todos os trabalhos serão compartilhados nas redes sociais do IMA. As cartilhas estão disponíveis na página do IMA (acesse aqui).

 

Leia Também 

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

Livro fala sobre importância da conexão das crianças com a natureza

Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

 

1 comentário em “Jogos caseiros para criança são alternativa para educação ambiental na quarentena”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.