Salada Verde

IUCN lança publicação sobre áreas protegidas urbanas

Áreas Protegidas Urbanas é uma publicação com uma linguagem não-técnica voltada para o público em geral e para gestores de unidades de conservação

Sabrina Rodrigues ·
19 de outubro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O Parque Nacional da Tijuca é uma das áreas protegidas urbanas com perfil traçado na publicação da IUCN. Foto: Duda Menegassi/Wikiparques.
O Parque Nacional da Tijuca é uma das áreas protegidas urbanas com perfil traçado na publicação da IUCN. Foto: Duda Menegassi/Wikiparques.

Normalmente, as primeiras impressões que a população urbana tem do meio ambiente vêm dos remanescentes de mata que sobraram, protegidas em Unidades de Conservação, que funcionam como barreira contra às pressões da urbanização. Consideradas essenciais para conectar as pessoas à natureza, as áreas protegidas urbanas viraram tema de uma publicação da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), disponibilizada em português.

A publicação “Áreas Protegidas Urbanas – Perfis e Diretrizes para Melhores Práticas” é voltada principalmente a gestores de áreas protegidas urbanas e responsáveis por sistemas de áreas protegidas, mas foi escrita em linguagem não técnica, tendo em mente um público mais amplo. A IUCN entende que pouco se publicou sobre o tema das áreas protegidas urbanas, de modo que este texto irá introduzir uma série de ideias que podem ser novas para gestores de áreas protegidas.

A publicação define o que são áreas protegidas, traça os perfis de áreas como o Royal National Park, na Austrália; Parque Nacional da Tijuca, no Brasil; Hong Kong Country Parks, na China, Área Nacional de Recreação das Montanhas Santa Monica, nos Estados Unidos, entre muitas outras. O texto também aponta diretrizes para melhores práticas desses espaços.

Áreas protegidas urbanas são áreas protegidas situadas dentro ou nos limites de centros populacionais maiores. Elas atendem à definição de área protegida da UICN.

A Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA, sigla em inglês) da UICN é a principal rede de especialização em áreas protegidas do mundo. É administrada pelo Programa da UICN para Áreas Protegidas e tem mais de 1.400 membros de 140 países.

Saiba Mais

Áreas Protegidas Urbanas – Perfis e Diretrizes para Melhores Práticas”

Leia Também

Áreas Protegidas municipais fazem parte do planejamento urbano

Áreas Protegidas Urbanas melhoram a vida e aproximam brasileiros da Natureza

A natureza pode morar na cidade?

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
1 de outubro de 2004

A natureza pode morar na cidade?

Não se leva muito a sério as Unidades de Conservação Urbanas, exatamente porque estão em cidades. Mas é lá que moram as oportunidades de educação ambiental.

Análises
29 de agosto de 2016

Áreas Protegidas Urbanas melhoram a vida e aproximam brasileiros da Natureza

Parques e unidades de conservação nas cidades salvaguardam a biodiversidade, mas também colocam as pessoas em contato e em defesa da Natureza

Análises
6 de setembro de 2017

Áreas Protegidas municipais fazem parte do planejamento urbano

As UCs municipais representam 41% da área protegida na Mata Atlântica e tal protagonismo as coloca como elemento essencial nos processos de desenvolvimento territorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.