Salada Verde

Instituições se unem para proteger o papagaio-chauá

Iniciativa visa monitorar a presença da ave na Mata Atlântica, habitat natural do animal. Poucos dados existem sobre a espécie

Sabrina Rodrigues ·
5 de abril de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Papagaio-chauá. Foto: Carlos Garske.
Papagaio-chauá. Foto: Carlos Garske.

O Brasil sempre abrigou uma vasta variedade de espécies de papagaios em todo o seu território, o que nos concedeu, já no século XVI, o nome de Terra dos Papagaios. Entretanto, hoje, estamos sendo reconhecidos por outra característica nada agradável: somos os recordistas em número de espécies ameaçadas de extinção.

Para reduzir essa estatística desfavorável, o Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica (PAN Papagaios) promove várias ações de monitoramento da espécie, entre elas, o projeto papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), considerado a espécie sobre a qual se tem menos dados.

O “ilustre desconhecido” é uma ave de grande porte, com 40 cm de comprimento, e espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira, das serras do mar e baixadas. Habita em florestas tropicais úmidas tanto das baixadas litorâneas quanto das regiões altas do interior. A maior concentração está no estado do Espírito Santo, embora esteja também presente em áreas florestais no sudeste da Bahia e nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outros locais são o norte do estado de São Paulo e no município de São Miguel dos Campos, no leste de Alagoas.

Classificado como Em perigo de extinção pela IUCN, o papagaio-chauá enfrenta a degradação do seu habitat, a Mata Atlântica, a exploração predatória e o tráfico ilegal.

O monitoramento do Amazona rhodocorytha é desenvolvido pela Fundação Neotrópica do Brasil, pelo Parque das Aves e conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS) e Centro de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave).

O Projeto papagaio-chauá tem realizado pesquisas sobre biologia reprodutiva da espécie, atividades de educação para a conservação e geração alternativa de renda. “A ideia é alertar a população contra os danos decorrentes do tráfico de animais silvestres e mostrar a importância de manter a integridade dos ambientes onde vivem”, ressalta Gláucia Helena Fernandes Seixas, coordenadora geral do projeto.

 

Leia Também

Conheça mais sobre os papagaios e porque é importante preservá-los

De olho no ameaçado papagaio-de-cara-roxa

Chauá, o papagaio de muitos apelidos

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
9 de janeiro de 2014

Chauá, o papagaio de muitos apelidos

Nosso homenageado da semana tem plumagem exuberante e vários nomes. Infelizmente, seu voo é cada vez mais raro nos céus brasileiros.

Notícias
8 de março de 2013

De olho no ameaçado papagaio-de-cara-roxa

Em risco de extinção, o animal da semana é alvo de um verdadeiro BBB do bem, onde vigiar é sinônimo de conservar.

Salada Verde
13 de março de 2017

Conheça mais sobre os papagaios e porque é importante preservá-los

Como parte das comemorações do Ano do Papagaio, ICMBio lança cartilha para incentivar a conservação das aves e coibir o comércio ilegal. Obra está disponível para download

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.