Guia: as aves da Amazônia Mato-Grossense
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Guia: as aves da Amazônia Mato-Grossense

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 29 maio 2018 17:52
Cardeal-da-amazônia (Cardinal Paroaria gularis)- Foto: Renato Rizzaro.

Os observadores de aves e pesquisadores de avifauna agora tem um instrumento valioso que os ajudará nas próximas expedições. Com fotos e informações de 120 espécies de aves possíveis de serem vistas no norte e noroeste de Mato Grosso — área de transição entre o Cerrado e Amazônia –, foi lançado o Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense, um folheto destinado a divulgar a rica diversidade de espécies existentes na região.

A publicação, lançada em conjunto pelas organizações WWF-Brasil, Fórum Regional da Amazônia Mato-Grossense e coletivo Roda de Passarinho, traz o nome popular da espécie, o nome científico, o nome em inglês e a altura média dos pássaros. No folheto, os usuários terão acesso a espécies como o Gavião Real (Harpya Harpyja); a arara-vermelha (Ara Macaw); o araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii) e o mutum de penacho (Crax fasciolata).

Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii). Foto: Renato Rizzaro.

O noroeste do Mato Grosso é reconhecido internacionalmente como um dos grandes pólos do turismo de observação de aves do planeta. O município de Alta Floresta é a segunda cidade do Brasil onde mais se registram aves: são ao menos 549 espécies possíveis de serem vistas ali. Outros quatro municípios do noroeste do Mato Grosso (Sinop, Aripuanã e Paranaíta) também estão no “top 10”, com respectivamente 506, 503 e 478 espécies de aves registradas.

“A gente utiliza a beleza, a liberdade e o canto das aves para passar a mensagem de que as aves sozinhas não vivem bem. Precisamos pensar sempre no contexto, no ambiente, na conectividade e na interdependência entre os elementos naturais”, disse o fotógrafo Renato Rizzaro, fotógrafo e responsável pelo projeto gráfico.

Distribuição

O Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense tem uma tiragem inicial de 1,5 mil exemplares e será distribuído em pontos estratégicos como hotéis e aeroportos da região e secretarias municipais de turismo. Além disso, parte da tiragem será destinada a escolas, para trabalhos de Educação Ambiental.

Poster Guia das aves da Amazônia Mato-Grossense.

Arara-vermelha (Ara Macaw). Foto: Renato Rizzaro.

Gavião Real (Harpya Harpyja). Foto: Renato Rizzaro.

Mãe-da-lua (Nyctibius griseus). Foto:Renato Rizzaro.

Mutum-de-penacho ((Crax fasciolata) Foto: Renato Rizzaro.

Guia de Aves da Amazônia Mato-Grossense