Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Governo lança plano para conservar 15 espécies de primatas

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 5 dezembro 2017 15:45
O Lagothrix lagotricha (macaco-barrigudo) está entre as espécies de primatas ameaçadas de extinção. Foto: bathyporeia/Flickr.
O Lagothrix lagotricha (macaco-barrigudo) está entre as espécies de primatas ameaçadas de extinção. Foto: bathyporeia/Flickr.

 

O Ministério do Meio Ambiente publicou, nesta terça-feira (5), a Portaria nº 792/2017, que aprova o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos – PAN Primatas Amazônicos. O plano tem o objetivo geral de melhorar o estado de conservação dos primatas amazônicos ameaçados em cinco anos.

A ação tem o foco de atuação em 15 táxons que constam na Lista Nacional como ameaçados de extinção: dois classificados nas categorias Criticamente em perigo (CR) – Chiropotes satanas I (Cuxiú-preto) e Cebus kaapori (caiarara-Ka’apor); três na categoria Em perigo (EN) – Ateles marginatus (macaco-aranha-de-cara-branca), Lagothrix cana cana e Cacajao hosomi e dez na categoria Vulnerável (Vu) – Alouatta belzebul (guariba), Alouatta discolor, Ateles belzebuth (coatá ou macaco-aranha), Ateles chamek (Macaco-aranha ou Macaco-aranha-da-cara-preta), Lagothrix lagotricha (macaco-barrigudo), Lagothrix poeppigii (espécie de macaco-barrigudo), Mico rondoni (Mico-de-Rondônia, Sagui-branco ou Macaquinho-branco), Saguinus niger (Sagui-una ou guaribinha), Saimiri vanzolinii (mico-de-cheiro) e Chiropotes utahickae (Cuxiú).

O Plano tem cinco objetivos específicos: planejamento territorial; orientação, mitigação e compensação dos efeitos de empreendimentos sobre as espécies alvo, isso num prazo de cinco anos; reduzir a pressão de caça sobre os primatas amazônicos; Avaliar e mitigar os impactos de epizootias (doenças) sobre primatas amazônicos ameaçados e gerar conhecimentos a respeito dos impactos e formas de minimizar os efeitos das mudanças climáticas sobre as espécies alvo.

O Plano de Ação Nacional deverá ser mantido e atualizado na página eletrônica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Saiba Mais

Portaria nº 792/2017

 

Leia Também

O Mico-de-cheiro

Cuidado Frágil: o simpático macaco-barrigudo

Lista de primatas ameaçados

 

4 comentários em “Governo lança plano para conservar 15 espécies de primatas”

  1. Esqueceram os primatas da mata atlantica, que estão sendo dizimados pela doença da febre amarela. Vejam os bugios, monos carvoeiros, saguis da mata atlantica. Perguntamos, quais as ações para estes primatas, srs do Ministério do Meio ambiente!

    Responder
    • Paulo, os primatas da mata atlantica tem um PAN especifico. Na verdade tem 3 PANs de primatas: este dos amazonicos, um de animais da mata atlantica que pega os animais da bahia ate o sul do pais, e um dos primatas do nordeste que engloba 6 especies endemicas da regiao nordeste dos biomas caatinga e mata atlantica. Os outros dois PANs (mata atlantica e nordeste) ainda serao publicados.

      Responder
  2. Aguardando ansiosos pela preservação das espécies dos primatas que não constam desta lista e que estão sendo extintos pela febre amarela e violência dos ignorantes do assunto. Em especial o Bugio!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.