Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Governo de Pernambuco quer corte de 45 hectares de vegetação da caatinga

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 20 junho 2018 19:10
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico único no planeta. Foto: Maria Hsu/Flickr.

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de Lei (PL) nº 1980/2018, que autoriza o corte de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP), no município de São Bento do Una, para a construção de uma barragem de mesmo nome. A medida, de autoria do governador do estado, Paulo Henrique Saraiva Câmara, propõe que sejam reduzidos 45,35 hectares de uma área com vegetação de espécies nativas e exóticas do bioma Caatinga.

No PL, o governador justifica que a medida decorre da necessidade de viabilizar a construção da obra de utilidade pública. Paulo Câmara afirma ainda que a supressão será devidamente compensada com a preservação ou recuperação de ecossistema semelhante. “Ressalto que a supressão de vegetação que ora se autoriza será devidamente compensada, com a preservação ou recuperação de ecossistema semelhante, nos termos do § 2º do art. 8º da Lei nº 11.206, de 1995” (Política Florestal do Estado de Pernambuco).

O Projeto de Lei preocupa ambientalistas pela incerteza se as compensações ambientais serão mesmo efetuadas. Além disso, um mês antes, o Poder Executivo conseguiu a aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco para desmatar 18 trechos de floresta de Caatinga, que somadas, correspondem a 54,48 hectares, às margens do rio Pajeú, consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) pelo Código Florestal.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico único no planeta. O bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes, 221 de abelhas e 932 espécies de plantas. O clima semi-árido caracteriza a paisagem de uma vegetação sem folhas e os troncos de árvores esbranquiçados e secos.

 

Leia Também

O que é o bioma Caatinga

O que é uma Área de Preservação Permanente

Dez coisas que você deveria saber sobre barragens

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.