Gato-mourisco é fotografado na Floresta Nacional de Passo Fundo

Redação ((o))eco
quarta-feira, 28 outubro 2015 21:54
Gatomourisco-2710-fill-650x457
De acordo com o ICMBio, o Gato-Mourisco é avaliado como vulnerável e, portanto, está na lista vermelha de espécies ameaçadas. Foto: Amanda Perin Marcon.

O ameaçado gato-mourisco (Puma Yagouaroundi) foi fotografado na Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O felino estava caminhando numa estrada interna da unidade de conservação quando foi flagrado pela estudante Amanda Perin Marcon, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, que não perdeu tempo e eternizou a visita do bichano.

Esta é a primeira vez que um exemplar do gato-mourisco é fotografado no interior da Flona de Passo Fundo. Segundo pesquisadores, o animal ocorre na região Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, porém em quantidade muito baixa, principalmente em decorrência da perda e fragmentação de seu habitat e da ação de caçadores.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.