Salada Verde

Fundação O Boticário abre inscrições para edital de apoio

Oportunidade: Até dias 31 de agosto, interessados podem apresentar propostas para a segunda chamada de 2017 do ‘Programa de Apoio a Ações de Conservação’ da entidade

Daniele Bragança ·
12 de julho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Pantanal e áreas úmidas terão uma linha de apoio exclusiva. Foto: Raphael Milani.
Pantanal e áreas úmidas terão uma linha de apoio exclusiva. Foto: Raphael Milani.

Já é tradição. Pelo menos duas vezes ao ano a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança seu edital de apoio financeiro a ações de conservação. O edital da segunda chamada de 2017 está aberto para inscrições até o próximo dia 31 de agosto e selecionará projetos em três temáticas: “Apoio a projetos”, que selecionará proposta que conservem as Áreas Úmidas; Apoio a Programas, destinado a projetos de todo o Brasil; e Biodiversidade Paraná, para projetos focados no estado do Paraná. O último edital é realizado em parceira com a Fundação Araucária.

Desde 1990, 1.510 iniciativas de 501 instituições receberam apoio financeiro, contribuindo para a descrição de 150 espécies, para o estudo de outras 246 espécies ameaçadas e beneficiando 496 unidades de conservação.

“Por meio desse apoio, buscamos potencializar a geração de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, além de estimular aplicações práticas que promovam a sua conservação e que complementem os esforços públicos”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Ela explica que, ao longo de seus 26 anos, a Fundação consolidou-se como uma das principais instituições da iniciativa privada brasileira a apoiar projetos de conservação da natureza.

Apoio

O edital está dividido em três linhas temáticas:

  • ‘Apoio a Programas’, que abrange iniciativas realizadas em todo o Brasil, de média e longa duração (até quatro anos), que possibilitem ações de conservação da natureza de maior magnitude e que demandem mais tempo para aplicação.
  • ‘Biodiversidade do Paraná’, criado em parceria com a Fundação Araucária, seleciona propostas a serem executadas em qualquer região paranaense, como por exemplo, a área de ocorrência da Floresta com Araucárias, ecossistema característico da Mata Atlântica.
  • ‘Apoio a Projetos’, que selecionará iniciativas que contribuam para a conservação das Áreas Úmidas no Pantanal – que representam cerca de 20% do território brasileiro e englobam ecossistemas tanto marinho e costeiros quanto continentais, abrigando uma grande variedade de ambientes e espécies.

Linhas temáticas

Para concorrer em qualquer uma das três categorias, é preciso que as propostas atendam a uma das quatro linhas temáticas de apoio apresentadas a seguir:

  • ‘Unidades de Conservação de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)’ tem como objetivo a criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo (documentos oficiais de planejamento das unidades de conservação).
  • A segunda linha visa a execução de ações prioritárias para espécies ameaçadas, seguindo os Planos de Ação Nacional (PANs), documentos que elencam ações prioritárias para conservação de determinadas espécies e ecossistemas, além de ações emergenciais para espécies sem PANs e enquadramento de espécies em listas de ameaças.
  • A terceira, ‘Ambientes Marinhos’, é voltada para estudos, ações e ferramentas para a proteção e redução de pressão sobre a biodiversidade marinha.
  • Já a linha ‘Políticas Públicas’, que é exclusiva para ‘Apoio a Programas’, visa à implementação e fortalecimento de incentivos para conservação da natureza, instrumentos legais para fiscalização e proteção da biodiversidade, consolidação de áreas protegidas e parcerias para conservação.

Inscrições

Podem se inscrever nas três categorias do Programa de Apoio a Ações de Conservação da Fundação Grupo Boticário instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais (ONGs).

Para a categoria ‘Biodiversidade do Paraná’, instituições privadas e públicas também podem se candidatar, por meio do site da Fundação Araucária – http://www.fappr.pr.gov.br/.

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para [email protected].

 

Leia Também 

Fundação O Boticário abre inscrições para projetos de conservação

Fundação Boticário seleciona projetos de conservação no Sul e Sudeste

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de julho de 2014

Fundação Boticário seleciona projetos de conservação no Sul e Sudeste

Inscrições seguem até 31 de agosto. A Fundação financiará iniciativas realizadas no Pampa, Campos Sulinos e Floresta com Araucárias

Notícias
14 de fevereiro de 2017

Fundação O Boticário abre inscrições para projetos de conservação

Oportunidade: a primeira chamada anual de 2017 está com as inscrições abertas até o dia 31 de março

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.