Favela também é lugar de falar sobre meio ambiente
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Favela também é lugar de falar sobre meio ambiente

Sabrina Rodrigues
segunda-feira, 6 maio 2019 21:31
O Complexo da Maré fica localizado zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Espocc Mare- Missão Zona/Flickr.

Trazer outra visão sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade e mostrar que as favelas e periferias produzem projetos dentro dessas pautas é a ideia do documentário Voz Ecoa. O curta metragem será lançado no dia 11 de maio, às 14h30, na Casa Voz, Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Após a exibição do filme, haverá um bate papo com o jornalista André Trigueiro.

Nos rápidos 15 minutos de filme, conheceremos o ECOMaré, um projeto que além de realizar reciclagem, atua em trabalhos de revitalização de espaços afetados pelo lixo, e ainda promovem debates sobre meio ambiente no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro — conglomerado de comunidades localizado à margem da Baía de Guanabara e da Avenida Brasil –, pegando os bairros que vão de Manguinhos à Penha.

O Voz Ecoa nos mostrará como ações simples mudam hábitos e despertam interesses, como aconteceu com Juliana Oliveira, uma das criadoras do ECOMaré, que ao ver a avó colocar óleo de cozinha dentro de uma garrafa PET para não despejar na pia, despertou o interesse pelas pautas ambientais.

Horta comunitária e trabalho de reciclagem são exemplos de projetos apresentados ao telespectador reforçando a ideia de que nas comunidades cariocas meio ambiente vai além de saneamento básico.

Parceria com a PUC-Rio

O Voz Ecoa é fruto de uma parceria entre a Voz das Comunidades — grupo que reúne jovens repórteres para mostrar a favela a partir do ponto de vista de quem mora nela –, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), que ficou com a parte da gravação e de todo o trabalho de campo. A coordenadora da equipe de colunistas do Voz das Comunidades, Gabi Coelho, orientou cada detalhe do projeto.

Os alunos de Comunicação Social e Cinema da PUC-Rio procuraram a equipe do Voz para a criação de um projeto audiovisual sobre pautas comunitárias e foi aí que a sugestão de Gabi Coelho foi acolhida. Gabi sugeriu o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. O ECOMaré foi escolhido para representar e mostrar como os projetos de favelas são potentes e melhoram a realidade dos territórios em que estão localizadas.

“Quando surgiu a oportunidade desta parceria com a Empresa Júnior da PUC, avaliei que seria oportuno abordar questões ambientais e mostrar que tem sustentabilidade nas favelas, que moradores de favelas também empreendem iniciativas sustentáveis”, afirma Gabi Coelho.

Serviço

Lançamento do Documentário Voz Ecoa

Quando: Dia 11 de maio, às 14h30

Onde: Na Casa Voz – Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228 – Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.

Quanto: Entrada franca

Contato para mais informações: Gabi Coelho (31) 99770-6094

 

 

Leia Também

Documentário sobre natureza está disponível no Youtube

Favelas são ecológicas

Favelas, hora de dar a volta por cima

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.