Salada Verde

Ex-secretário de Meio Ambiente de Balneário Camboriú é condenado por improbidade

Por unanimidade, TRF4 mantém decisão de primeira instância e decide que André Ritzmann ficará com os direitos políticos suspensos por três anos, além de pagamento de multa

Sabrina Rodrigues ·
17 de abril de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SC), André Ritzmann. Foto: Pixabay.

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu por unanimidade manter a condenação do ex-secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SC), André Ritzmann, por improbidade administrativa. Ritzmann é acusado de emitir um documento falso autorizando o licenciamento de um condomínio em área de preservação permanente. O documento afirmava que a área não era protegida. A decisão da Corte saiu no dia 04 de abril.

Áreas de Preservação Permanente (APPs) são áreas sensíveis como topos de morros e beiras de rios e lagoas, que tem como objetivo preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. A proteção da APP é determinada pelo Código Florestal vigente e seu uso direto é permitido em raras exceções. Não foi o caso do condomínio no Balneário Camboriú.    

A ação de improbidade administrativa foi movida pelo MPF em 2014 e pedia a suspensão dos direitos políticos do réu pelo prazo de três anos, além de pagamento de multa civil, fixada em 100 vezes o valor da remuneração no cargo de Secretário Municipal do Meio Ambiente.

André Ritzmann se defendeu alegando que não obteve vantagem pessoal ou patrimonial indevida em razão da emissão do documento e que não obteve nenhum lucro com a construção do condomínio.  

O TRF manteve a condenação da 2ª Vara Federal de Itajaí (SC) e na decisão. “Configura ato de improbidade a emissão de certidão com conteúdo falso pelo Secretário do Meio Ambiente, o qual declarou que determinado local não se encontraria em área de preservação permanente, permitindo o procedimento de autorização/licenciamento de condomínio”, afirma a desembargadora Vânia Hack de Almeida, a relatora do acórdão.  

“Diante da gravidade da conduta perpetrada, fica mantida a condenação à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 (três) anos, bem como à aplicação da multa civil”, determinou a desembargadora.

Saiba Mais

Processo 5005924-71.2014.4.04.7208/TRF4

 

Leia Também

MT: Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente são presos por fraudes no CAR

Secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso foi preso por fraude no CAR

Chefe do IBAMA na Parnaíba é preso por comércio ilegal de madeira

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
3 de abril de 2019

Chefe do IBAMA na Parnaíba é preso por comércio ilegal de madeira

Entre os envolvidos no esquema estão um policial militar, fiscais da Secretaria de Fazenda e empresários. Quadrilha atuava há pelo menos 2 anos

Notícias
19 de dezembro de 2018

Secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso foi preso por fraude no CAR

André Luís Torres Baby pediu exoneração após ser solto na audiência de custódia. Ele foi detido na terça-feira (18) e passou a noite na sede da Polinter

Salada Verde
13 de agosto de 2018

MT: Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente são presos por fraudes no CAR

Após polêmica sobre proibição da caça, secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de São Paulo publicaram normas sobre manejo e controle de javalis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.