Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Estudo revela que jacarés comem tubarões

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 18 outubro 2017 17:46
Jacarés americanos, chamados de Alligator mississippiensis, estão comendo pequenos tubarões e arraias. Essa revelação faz parte de um artigo publicado na revista científica Southeastern Naturalist. Foto: Heather Paul/Flickr.

Jacarés americanos, chamados de Alligator mississippiensis, estão comendo pequenos tubarões e arraias. Essa revelação faz parte de um artigo publicado na revista científica Southeastern Naturalist pelo pesquisador James Nifong, pós-doutor da Universidade Estadual do Kansas e por Russel Lowes, biólogo da vida selvagem do Integrated Mission Support Services do Kennedy Space Center. É a primeira documentação científica a demonstrar que existe uma ampla integração entre essas duas espécies.

Para o estudo, os pesquisadores bombearam os estômagos de mais de 500 jacarés vivos e direcionaram as suas atenções para saber a dieta desses animais. Os estudiosos também equiparam os jacarés com transmissores de GPS para observarem os seus movimentos e descobriram que os jacarés viajam entre a água doce e os estuários, que são águas costeiras parcialmente fechadas onde as águas salgadas e doces se misturam e que também são viveiros de tubarões.

Apesar das diferenças de água doce e água salgada, os pesquisadores afirmam que é bastante comum para tubarões e arraias compartilharem a água com jacarés. Muitos tubarões e raias podem nadar em água doce onde os jacarés não deixam passar uma boa refeição.

Embora os jacarés não tenham glândulas salinas como os crocodilos verdadeiros, eles são engenhosos quando viajam entre habitats marinhos e de água doce. Os jacarés procuram água fresca em ambientes de alta salinidade. Quando chove muito, por exemplo, eles bebem água doce da superfície, o que prolonga o tempo que podem permanecer em um ambiente de água salgada.

Reciprocal Intraguild Predation between Alligator mississippiensis (American Alligator) and Elasmobranchii in the Southeastern United States