Salada Verde

Em carta, servidores da área ambiental saem em defesa do ICMBio e repudiam Salles

Segundo a associação dos servidores, ministro tem reiteradamente atacado e difamado os servidores e o trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Daniele Bragança ·
17 de abril de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Comitiva do ministro Ricardo Salles (centro) aos parques de São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Na foto o presidente da bancada ruralista Alceu Moreira (MDB-RS) está à esquerda do ministro. O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) à direita. Foto: Ascom Alceu Moreira/Facebook.

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) publicou uma carta aberta nesta quarta-feira (17) em repúdio ao que chamou de ataque e difamação por parte do ministro Ricardo Salles ao corpo de servidores do ICMBio. Há dias, o ministro vem criticando abertamente o órgão, principalmente após Adalberto Eberhard pedir demissão do cargo de presidente do ICMBio, após o ministro ameaçar servidores em visita ao Parque Nacional da Lagoa dos Peixes.

Na ocasião, o ministro disse que iria abrir processos administrativos contra os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não compareceram ao evento, embora os servidores não tenham sido convidados. O presidente do ICMBio pediu demissão dois dias depois.

A Ascema considerou que Ricardo Salles foi “foi ardiloso, falacioso e grosseiro” no episódio.

Mas a carta não foi feita apenas para rebater as falas do ministro do Meio Ambiente, mas para explicar para a sociedade a função e o trabalho do ICMBio, autarquia do ministério do Meio Ambiente criada em 2007.

“O ICMBio tem como missão institucional “Proteger o Patrimônio Natural e Promover o Desenvolvimento Socioambiental” no Brasil, país que detém a maior biodiversidade do planeta. É responsável pela gestão de 334 unidades de conservação e 14 centros de pesquisa e conservação de espécies no território brasileiro, totalizando 173 milhões de hectares (9,1% do território continental e 24,4% do território marinho do país). São Parques Nacionais tão conhecidos da população brasileira como o Iguaçu, a Tijuca, Fernando de Noronha, além de áreas de uso sustentável, como as Reservas Extrativistas com mais de 57 mil famílias beneficiárias cadastradas e estimativa de pelo menos outras 20 mil em reservas extrativistas recém criadas e 80 mil famílias residindo em Áreas de Proteção Ambiental costeiras. São, ao todo cerca de 160 mil famílias de comunidades tradicionais, ou cerca de 600 mil brasileiros”.

Para promover sua função, o ICMBio conta com 1.593 servidores, “aproximadamente um para cada 100 mil hectares de área protegida”. Apesar de pouco recurso humano e financeiro — o orçamento é de cerca de 330 milhões por ano –, em 12 anos de existência a visitação de Unidades de Conservação cresceu 300%, chegando a 12,4 milhões em 2018. Os planos de manejo, documento essencial para a gestão de unidades de conservação, chegaram a 195 em 2018. Em 2007 havia apenas 79 unidades com plano de manejo.

“O processo de autorização de pesquisas científicas é gerido de forma eficaz via SISBIO, com cerca de 31 mil projetos autorizados, que alcançam 100% das UCs e mais de 20 mil relatórios inseridos nos sistemas e disponibilizados aos gestores. O SAMGe (Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão de UC), instituído por Portaria de 2016, avalia o cumprimento das políticas públicas relacionadas com a conservação da biodiversidade, por meio do diagnóstico de cada UC, a partir do preenchimento online pelos gestores e equipes, dando eficiência e transparência à gestão”.

A carta de duas páginas segue mostrando o trabalho do órgão. Leia a carta na íntegra.

 

Leia Também 

Após ministro ameaçar servidores, presidente do ICMBio pede demissão

Para Procuradora da República, decreto que extingue conselhos é inconstitucional

https://www.wikiparques.org/a-cada-r1-investido-em-conservacao-voltam-r7-para-economia-aponta-estudo-do-icmbio/

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
15 de abril de 2019

Para Procuradora da República, decreto que extingue conselhos é inconstitucional

Entendimento é de entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra o “revogaço”. Parlamentares e sociedade civil também se mobilizam contra extinção de colegiados da administração pública

Reportagens
15 de abril de 2019

Após ministro ameaçar servidores, presidente do ICMBio pede demissão

Alegando motivação pessoal, Adalberto Eberhard pediu demissão dois dias após participar de evento no Parque Nacional Lagoa do Peixe com Ricardo Salles

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Raribô diz:

    Como havia dito, se é lei, e se te incomoda, faça uma reclamação no MPF. Fez? Aposto q não. Vc q é um extremista, e mentiroso, FDP e otário.


    1. Antônio Carlos diz:

      Kkkk.Hiponga estressado é novidade.


      1. Raribô diz:

        Nem riponga, nem estessado. Isso tudo é fruto de tua imaginação. Que tb fica imaginando homens de bermuda e chinelo kkkk. Mas com tranquilidade te digo, Antonio Carlos: ages como um FDP qdo faz coro com discurso q procura desqualificar uma categoria e és tb um otário, qdo repercut atitude preconceituosa e escrota e q não vai te beneficiar, mas interessa a espertalhões, podendo até prejudicar e é extremista esse tipo de discurso, como o seu ,desptovido de razão, sem base em fatos e muitas vezes mentiroso. Aconselho q preste mais atenção aos fatos e às ideias e se preocupe menos com discursos prontos e (des)qualificações, q por enquanto foi tudo q vieste apresentar aqui. Melhoras. Namastê


  2. Pachamama diz:

    Flavio, vc concorda com a desafetação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe? Vc concorda q servidores q não compareçam a eventos fora da agenda oficial para os quais não tenham sido convidados devam ser sujeitados a um processo admonistrativo disciplinar só porque o ministro resolveu ir lá prestigiar um evento favorável à desafetação de um Parque Nacional? Vc concorda q servidores públicos em perfeito exercício de suas atividades sofram um processo administrativo disciplibnar pir desteírem máquinas em uso para cometimento de crimes ambientais graves? Vc concorda com desqualificações preconceituosas, visando enfraquecer uma categoria q exerce suas atribuições a despeito de condições de tabalho adversas? Esses são alguns dos fatos. Sua resposta a eles te posiciona e a ti na linha entre a cegueira polítuca e a importância dada à conservação da biodiversidadw. O resto é bobagem, como por exemplo se vc é zen ou pachamama. Ironia é para poucos, parece q vc não é um deles.


  3. Em pro de todos diz:

    Meu sonho de entrar para ICMbio se foi por água abaixo aparti de quando temos um presidente bosta no poder e outro merdinha como ministro o ódio por eles é algo único, simplesmente lamentável!
    #FORÇAICMBIO
    #ELENÃO
    #MINISTRODEMERDA


    1. Realista diz:

      Ainda bem que desistiu. Pra quê piorar o que já é ruim…


      1. Ambiente saudável diz:

        É ruim para interesses escusos! Proteger o meio ambiente sempre foi difícil neste país, mas atualmente está quase impossível! O "quase" é que me dá esperança no futuro!


      2. Em pro de todos diz:

        Não é questão de desistir é questão não ter como entrar em um lugar que envolve meio ambiente mas so contrata militar!
        Sou formada filhote e amo o meio ambiente tenho certeza que seria uma ótima funcionária😉


  4. Antônio Carlos diz:

    Mas que tá cheio de bicho grilo chuchu beleza tá mesmo. Único órgão federal que conheço que a turma trabalha de chinelo e bermuda. O ministro não vale nada, mas o ICMBIO é uma lástima.


  5. Flávio Zen diz:

    O choro é livre! E é impressionante como a "resistência" não larga o osso e quer manter o poder e as mazelas de sempre.