Salada Verde

Dia da Sobrecarga da Terra: entraremos no cheque especial no dia 1º de agosto

No primeiro dia do próximo mês, a humanidade terá consumido o estoque de recursos naturais para o ano inteiro. Em 50 anos, esse é o dia mais cedo de sobrecarga

Sabrina Rodrigues ·
26 de julho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação.

Durante os 365 dias do ano, a humanidade utiliza os recursos gerados pelo planeta como água, energia, minerais e vegetais. Mas a natureza também tem os seus limites. No dia 1º de agosto, o estoque de recursos naturais será ultrapassado. Esse será o dia mais cedo de sobrecarga da terra, desde a década de 1970, segundo a Global Footprint Network (GFN), organização internacional que monitora a Pegada Ecológica das cidades pelo mundo.

Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) é quando a humanidade já extrapolou o limite da terra, pois a demanda de consumo sobre a natureza continua maior do que a capacidade de regeneração do planeta.

Agosto tem sido, nos últimos anos, o mês em que entramos no limite. E 2018 baterá um recorde infeliz no seu primeiro dia, superando 2017, quando o Dia da Sobrecarga da Terra foi 2 de agosto; 2016, dia 8; no ano anterior, 13; em 2014, 19 e em 2013, 20 de agosto.

Como é feito o cálculo

A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão); absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas.

Os custos desse excesso de gastos ecológicos incluem desmatamento; colapso pesqueiro; escassez de água doce; poluição; erosão do solo; perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso leva a mudanças climáticas e secas mais severas, incêndios florestais e furacões. Essas ameaças podem gerar desespero e forçar muitas pessoas a migrarem para outras cidades ou países.

Atividades em todo o mundo

A Global Footprint Network (GFN) e seus parceiros marcarão o Earth Overshoot Day 2018, ou Dia da Sobrecarga da Terra, com diversas atividades em todo o mundo, como:

  • No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã fará uma exibição especial de “Sob a Pata do Boi“, um documentário de ((o))eco sobre a invasão de gado na Amazônia, no dia 1º de agosto.
  • Em Nova York, haverá um pequeno vídeo na Times Square, de 20 de julho a 3 de agosto, com imagens do premiado diretor de fotografia Louie Schwartzberg.
  • A partir de Hong Kong, Paris e Oakland, a Global Footprint Network e a Schneider Electric realizarão um webinar (seminário online em vídeo) às 12h Brasília na terça-feira, 24 de julho, sobre o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) e soluções de energia. Os detalhes estarão disponíveis em breve no site www.overshootday.org.
  • Em Berlim, o Germanwatch e o Inkota realizarão uma coletiva de imprensa sobre o Overshoot Day às 9h (hora local) do dia 1º de agosto.

Transmissão ao Vivo #MoveTheDate (#MudarAData)

A Global Footprint Network apresentará esses eventos e muito mais com entrevistas de todo o mundo por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube no dia 1º de agosto em duas sessões: às 3h e às 13h. Para assistir, visite www.facebook.com/GlobalFootprintNetwork.

A GFN está convidando pessoas a participar do Dia da Sobrecarga da Terra, determinando seu próprio Dia Pessoal de Sobrecarga e sua Pegada Ecológica em www.footprintcalculator.org e fazendo um “Passo para o #MudarAData” em www.overshootday.org/steps-to-movethedate/ .

 

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

 

Leia Também

WWF-Brasil lança especial sobre a sobrecarga da Terra

O último dia do ano nunca chegou tão cedo

Ultrapassamos cada vez mais cedo os limites da Terra

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
19 de agosto de 2014

Ultrapassamos cada vez mais cedo os limites da Terra

Hoje é o Dia da Sobrecarga, a partir de agora a humanidade entra em débito com os recursos renováveis do planeta, dizem ativistas

Análises
8 de agosto de 2016

O último dia do ano nunca chegou tão cedo

O Dia da Sobrecarga nos lembra que consumimos demais e entramos no cheque especial do planeta, desta vez quase cinco meses antes do fim do ano

Salada Verde
2 de agosto de 2017

WWF-Brasil lança especial sobre a sobrecarga da Terra

No dia em que a Terra entra no cheque especial, ONG lança site sobre os limites dos recursos naturais e a importância do consumo sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.