Desmatamento é o tema ambiental que mais preocupa os brasileiros, diz pesquisa
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Desmatamento é o tema ambiental que mais preocupa os brasileiros, diz pesquisa

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 11 junho 2019 17:19
Desmatamento é o tema de maior preocupação para 53% dos brasileiros segundo pesquisa feita pelo Instituto IPSOS. Foto: Markus Spiske/ Pixabay.

Enquanto que para a maioria dos países o aquecimento global é o assunto ambiental que lhes tira o sono, para os brasileiros a perda de florestas está no topo das preocupações. Os dados são da pesquisa Earth Day 2019, realizada pelo instituto de pesquisa IPSOS. O desmatamento é preocupação de 53% dos entrevistados brasileiros, seguido de poluição da água (44%) e tratamento do lixo (36%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março e ouviu 19,5 mil em 28 países. Mil brasileiros foram consultados.

Os temas ambientais que são importantes para os entrevistados variam em cada país. Enquanto o Brasil é o país que mais se preocupa com o desmatamento, o assunto ocupa a quinta colocação entre as questões ambientais prioritárias no mundo, com a porcentagem de 24%. Em primeiro vem o aquecimento global/mudanças climáticas, mencionado por 37% dos consultados, seguido por poluição do ar (35%), lixo (34%) e poluição da água (25%).

“Os brasileiros são bastante enfáticos ao colocar a questão do desmatamento em primeiro plano, um provável reflexo das discussões recentes sobre o tema. O Brasil tem a segunda maior área total de florestas do mundo, atrás apenas da Rússia, onde apenas 20% dos entrevistados veem o tema como prioridade”, afirma Karen Klas, diretora de negócios na Ipsos.

O desmatamento também é assunto prioritário para as populações da Turquia (49%) e Argentina (43%). Os países que menos se preocupam com o tema são Suécia (10%), Coreia do Sul (9%) e África do Sul (4%).

Produtos não-recicláveis

Outra parte da pesquisa é voltada para os resíduos de produtos não-recicláveis. Os pesquisadores queriam saber qual o nível de preocupação em relação ao uso de produtos descartáveis e não recicláveis. O brasileiro se mostrou bastante preocupado com objetos, embalagens, produtos que não podem ser reciclados, com 89% dos entrevistados se dizendo receosos com os danos desses produtos ao meio ambiente.

A mesma pesquisa informa que 58% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos feitos de materiais recicláveis.

Saiba Mais

Earth Day 2019

 

Leia Também

Desmatamento cai em março, mas acumulado do ano ainda é de alta

Vídeo: O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente? Por Samyra Crespo

Mais de 90% dos brasileiros gostariam de ter mais contato com a natureza, diz Ibope

 

1 comentário em “Desmatamento é o tema ambiental que mais preocupa os brasileiros, diz pesquisa”

  1. A devastação ambiental pra agradar o agronegócio, o turismo predatório e a mineração nos ecossistemas dos seis biomas brasileiros colocará em risco o direito de sobrevivência das futuras gerações!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.