Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Coronel dos Bombeiros assume chefia do Parque Nacional de Jericoacoara

Daniele Bragança
quinta-feira, 2 abril 2020 18:43
Pedra furada no Parque Nacional de Jericoacoara. Foto: Wikipédia.

O presidente do ICMBio, coronel PM Homero de Giorge Cerqueira, nomeou nesta quinta-feira (02) o Coronel do Corpo de Bombeiros, Claudio da Silva Santos, para assumir a chefia do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, uma das unidades de conservação conhecidas do Nordeste.

O Coronel do Corpo de Bombeiros, Claudio da Silva Santos, está na reserva. Tem experiência em busca e salvamento, incêndio e primeiros socorros. É morador de Brasília e ingressou no serviço público em 1989. No currículo que apresentou ao ICMBio, a qual ((o))eco teve acesso, não é mencionado experiência ou curso na área ambiental. 

Reprodução: DOU.

O emprego de militares das forças auxiliares PMs, Bombeiros na chefia de unidades de conservação é uma política que está em vigor desde junho de 2019 e que tende a crescer com a mudança na estrutura regimental e o quadro de cargos de chefia do ICMBio, promovida pelo presidente Jair Bolsonaro no começo de fevereiro. Além de enxugar as coordenações regionais de 11 para 5, modificou de 104 para 46 os cargos de chefias que só podem ser ocupados por servidores públicos. Em contrapartida, 130 vagas, a maioria de chefias em Unidades de Conservação, poderão ser ocupadas por qualquer pessoa que o governo nomear.

No início, o governo priorizou policiais militares que trabalharam nos batalhões ambientais, como o próprio atual presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), coronel PM Homero de Giorge Cerqueira, que foi Comandante da Polícia Ambiental de São Paulo. Agora estão sendo aceitos militares sem um curso qualquer na área.

 

Leia Também 

ICMBio perde 6 das 11 coordenações regionais

Governo não pretende criar nenhuma unidade de conservação, diz presidente do ICMBio

Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.