Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Comissão vai discutir reduções de áreas protegidas no Amazonas

Sabrina Rodrigues*
quinta-feira, 9 março 2017 19:49
Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Foto: Gilberto Soares/MMA
Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Foto: Gilberto Soares/MMA

Deixado de lado até o momento, o Ministério do Meio Ambiente assumiu a liderança na discussão sobre a proposta que quer reduzir em 37% um conjunto de unidades de conservação criadas pela presidente Dilma no sul do Amazonas. O projeto foi enviada ao Ministro da Casa Civil por um grupo de parlamentares, que se reuniram ontem em Brasília com o ministro Sarney Filho. Dessa reunião ficou acertado que a questão será resolvida por uma comissão, que fechará a questão antes de enviar (ou não) a proposta para o Congresso.

Pelas próximas semanas, parlamentares do Amazonas, prefeitos, empresários, técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Casa Civil da Presidência da República irá analisar documentos e visitar todas as unidades possivelmente impactadas pelo projeto: a Reserva Biológica do Manicoré, o Parque Nacional do Acari, as Florestas Nacionais do Aripuanã e de Urupadi e a Área de Proteção Ambiental dos Campos de Manicoré. Os parlamentares querem que pelo menos 1 milhão de hectares deixem de ser protegidos.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destaca a importância da comissão para que se obtenha um panorama mais completo sobre a situação e que dúvidas sejam sanadas. “É fundamental dirimir as dúvidas sobre a existência ou não de assentamentos dentro dessas áreas e de outros tipos de atividades econômicas, inclusive a existência de um porto dentro de uma das UCs, argumentos apresentados pela bancada para propor a redução das áreas protegidas”, afirmou Sarney Filho.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente.

Leia Também

Deputado defende redução de unidades de conservação no Amazonas

Ambientalistas se manifestam contra a redução de áreas protegidas na Amazônia

Reduzir UCs no Amazonas é ruim para o Brasil, afirma Sarney Filho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.