Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Chile anuncia a criação de reserva marinha em Congresso

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 5 setembro 2017 21:14
Na abertura do Congresso Internacional de Áreas Protegidas Marinhas, o Chile anunciou a criação da área de proteção de reserva marinha ao redor da Ilha de Páscoa. Foto: Alcio Triacchini B/Flickr.
Na abertura do Congresso Internacional de Áreas Protegidas Marinhas, o Chile anunciou a criação da área de proteção de reserva marinha ao redor da Ilha de Páscoa. Foto: Alcio Triacchini B/Flickr.

 

Nesta terça-feira (05), o ministro do Meio Ambiente do Chile, Marcelo Mena, anunciou o resultado da votação a favor da criação da área de proteção de reserva marinha de 720 mil quilômetros quadrados ao redor da Ilha de Páscoa, território chileno localizado na Polinésia, no meio do Oceano Pacífico. O anúncio foi feito durante a abertura do Congresso Internacional sobre Áreas Marinhas Protegidas _ IMPAC4, que está sendo realizado em La Serena, no Chile.

A criação da reserva já tinha sido anunciada pela presidente do Chile, Michelle Bachelet em 2015. Porém, o governo chileno permitiu que a decisão final fosse tomada pelo povo indígena rapanuis, habitantes ancestrais da Ilha, cujo nome tradicional é Rapa Nui.

A votação foi no domingo (03) e estiveram presentes 642 pessoas do povo rapanui. 64% votaram pela criação da área de proteção, que será administrada conjuntamente por representantes rapanuis e pelo governo chileno.

A área foi criada para proteger e conservar a biodiversidade marinha. Somente será permitida a pesca com métodos artesanais. O território corresponde a quase três vezes o estado de São Paulo e é maior que o estado de Minas Gerais.

 

Leia Também

Chile anuncia criação de terceiro maior parque marinho do mundo

Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile

Clima, desmatamento e colapso: a Ilha de Páscoa é você amanhã?

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.