Salada Verde

Câmara instala comissão para discutir mudanças na lei dos agrotóxicos

Presidente, vices e relator escolhidos para presidir a comissão especial são ruralistas filiados à Frente Parlamentar da Agropecuária.

Daniele Bragança ·
27 de abril de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Covatti Filho
Deputado Covatti Filho (PP-RS) é autor da proposta que quer modificar a atual lei de agrotóxicos. Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados instalou nessa semana a Comissão Especial que vai analisar o Projeto de Lei 3200/2015, que modifica a lei dos agrotóxicos, em vigor desde 1989. De autoria do deputado Covatti Filho (PP-RS), o projeto cria uma Comissão Técnica Nacional de Fitossanitários (CTNFito) que facilita o registro de novos agrotóxicos.

O projeto de lei acaba com a gestão tripartite entre Ministério do Meio Ambiente, Saúde e Agricultura e transfere para o último o poder de nomear os representantes que participarão da Comissão Técnica, essa sim responsável pela avaliação e registro de novos agrotóxicos no país.

A CTNFito funcionará nos moldes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), responsável pela liberação de transgênicos no país, e ficará diretamente subordinada ao Ministério da Agricultura. De acordo com o projeto de lei, a Comissão Técnica terá 23 membros, sendo quinze especialistas e o restante serão representantes de ministérios.

A proposta será analisada pela comissão especial montada ontem e após parecer deverá ser apreciada pelo plenário da Câmara. A comissão é presidida pela deputada Tereza Cristina (PSB-MS) e relatada pelo deputado Luiz Nishimori (PR-PR). Ontem, o colegiado aprovou o nome do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) como primeiro vice-presidente, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) como segundo vice-presidente e o deputado Bohn Gass (PT-RS) como terceiro vice-presidente. Todos são integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

 

Leia Também

Projeto facilita registro de novos agrotóxicos

Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”

Projeto quer acelerar aprovação de novos agrotóxicos

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
17 de março de 2016

Projeto quer acelerar aprovação de novos agrotóxicos

As análises realizadas pelos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e Agricultura serão concentradas no último. Objetivo é acelerar aprovação de novos pesticidas

Notícias
24 de março de 2016

Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”

De autoria do senador Alvaro Dias (PV-PR), proposta quer adequar o termo à nomenclatura usada no Mercosul.

Notícias
18 de novembro de 2013

Projeto facilita registro de novos agrotóxicos

Projeto de lei do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) quer fixar prazo máximo de 180 dias para os órgãos concluírem processo de registro.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.