Salada Verde

Câmara debate nomeação de CairoTavares para a presidência do ICMBio

Comissão de Legislação Participativa discutirá a nomeação do secretário nacional de formação política do PROS. Audiência pública está marcada para terça (12), às 10h

Sabrina Rodrigues ·
11 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
No dia 25 de maio, houve manifestação em diversos setores da área ambiental contra a indicação de Cairo Tavares à presidência do ICMBio. Na foto: Servidores do Parque Nacional do Iguaçu protestam contra a nomeação de Tavares. Foto: Divulgação.

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, realizará, amanhã (12), às 10h, uma audiência pública para debater a nomeação de Cairo Tavares de Souza, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Bacharel em Ciências Políticas pela Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Cairo, 31 anos, além de dono de uma empresa de varejo de bebidas, é secretário nacional de formação política do PROS. No seu currículo, não consta qualquer experiência sobre algum trabalho na área ambiental.

Os nomes levantados para presidir o ICMBio têm gerado insatisfação na área ambiental. Após os protestos dos servidores e ambientalistas, caiu o nome do primeiro indicado, Moacir Bicalho, vice-presidente do PROS Nacional. O órgão entrou na seara da barganha do governo para manter seu frágil apoio no Congresso Nacional, após a aprovação da medida provisória que cria o fundo para compensação ambiental. Com a aprovação, cerca de 1,4 bilhões que estavam “presos” no caixa geral do governo ficaram à disposição do ICMBio. Segundo os servidores, isso teria levantado a cobiça em torno do órgão.

A audiência pública contará com a participação de Edson Duarte, ministro de Estado substituto de Meio Ambiente; Carlos Marun, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; Henrique Marques Ribeiro da Silva, presidente da Associação Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema); e Jonas Moraes Corrêa, presidente da Associação dos Servidores de Carreira de Especialista de Meio Ambiente do Distrito Federal (Asibama/DF).

 

Leia Também

Servidores “decoram” mesa de líder do PROS com adesivo contra loteamento do ICMBio

PROS assumirá ICMBio com nome sem ligação ao meio ambiente

Servidores se mobilizam contra loteamento político no ICMBio

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
16 de maio de 2018

Servidores se mobilizam contra loteamento político no ICMBio

Possível indicação de político do PROS para a chefia da autarquia que cuida das unidades de conservação federais gera protestos dos analistas ambientais

Notícias
24 de maio de 2018

PROS assumirá ICMBio com nome sem ligação ao meio ambiente

Cairo Tavares esteve na sede da autarquia, nesta quinta-feira, e deve ter sua nomeação publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União

Salada Verde
5 de junho de 2018

Servidores “decoram” mesa de líder do PROS com adesivo contra loteamento do ICMBio

Comemoração do Dia do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados teve protestos e uma “intervenção artística” na mesa do líder Felipe Bornier (RJ)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. chama o Guinness diz:

    Estão defendendo a atual gestão, comandada DE FATO por alguém que não é da área ambiental, gestão essa baseada em cargos praticamente vitalícios…tem chefia com 6,8,10 anos no mesmo cargo…recorde mundial no serviço público!!