A caça de animais está proibida em São Paulo
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A caça de animais está proibida em São Paulo

Sabrina Rodrigues
segunda-feira, 2 julho 2018 18:29
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) pretende entrar com uma ação judicial contra a medida do governador Márcio França. Para a entidade, o governador desconsidera os riscos à saúde pública, ao meio ambiente e à atividade agropecuária causados por espécies invasoras como os Javalis. Foto: Jose Luis Jara Orozco/Flickr.

O governador de São Paulo, Márcio França, sancionou a Lei 16.784/18,  que proíbe a caça de quaisquer espécies de animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos em todo o Estado, com exceção feita aos animais sinantrópicos, ou seja, aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais. O texto foi publicado na sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A lei é oriunda do Projeto de Lei nº 299/18, de autoria do deputado Roberto Tripoli (PV-SP). O texto considera caça “a perseguição, o abate, a apanha, a captura seguida de eliminação direta de espécimes, ou a eliminação direta de espécimes, bem como a destruição de ninhos, abrigos ou de outros recursos necessários à manutenção da vida animal”. A norma dispõe ainda que “o controle populacional, manejo ou erradicação de espécie declarada nociva ou invasora não poderão ser realizados por pessoas físicas ou jurídicas não governamentais”.

A violação da lei resultará na sanção pecuniária de 150 (cento e cinquenta) Ufesps (Unidades fiscais do estado de São Paulo), que será dobrada em caso de reincidência. Hoje, a Ufesp equivale a R$ 25,70, o que daria numa sanção de mais de R$ 3 mil ao infrator.

Sociedade Rural Brasileira (SRB) protesta

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) estuda entrar com uma ação judicial contra a medida, pois entende que o governador Márcio França desconsidera os riscos à saúde pública, ao meio ambiente e à atividade agropecuária causados por espécies invasoras como os Javalis. Segundo a entidade, a lei impossibilita a caça de javalis como forma de manejo, o que representa uma grande ameaça econômica e ambiental ao Estado. “A iniciativa inviabiliza o controle da população de javalis, espécie de porco selvagem considerada invasora no Brasil, responsável por grande desequilíbrio ambiental e transmissora da febre aftosa”, diz o grupo em nota.

A SRB afirma ainda que “a entidade repudia a decisão do governador e lamenta que representantes do poder legislativo cedam a pressões ideológicas de grupos sem compromisso com a realidade do setor e com os anseios da sociedade”.

 

Leia Também

Projeto de Lei regulamenta a caça de animal silvestre no Brasil

Relator rejeita Projeto de Lei que liberaria a caça no Brasil

Liberar a caça é também problema de segurança pública

 

3 comentários em “A caça de animais está proibida em São Paulo”

  1. A caça/controle do javali tem que ocorrer. E vai ocorrer,as informações para que isto ocorra é farto.
    Controle com regras já estabelecidas. Sem circo, gritaria, cachorrada, sangria na faca e por aí vai.

  2. Tripoli está sempre fazendo projetos de lei que ferem Constituição Federal. Mais triste ver este demagogo do Márcio Cuba França sancionar isto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.