Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasileiros ganham prêmio internacional por trabalho em conservação


terça-feira, 26 abril 2016 19:45
Suzana e Cláudio Pádua
Suzana e Cláudio Pádua

O Zoológico e Jardim Botânico Cincinnati (Cincinnati Zoo & Botanical Garden), nos Estados Unidos, entregou, agora em abril, seu  prêmio anual de Conservação da Vida Selvagem ao casal de brasileiros Suzana Padua e Claudio Padua, criadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Eles foram reconhecidos pelo Zoo por seus 30 anos de trabalho em conservação no Brasil, uma jornada que começou com a luta pela preservação do mico-leão-preto e se consolidou com a criação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma ONG voltada para conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável em áreas de mata atlântica. Suzana é também colunista de ((o)) eco.

Um dos destaques do trabalho feito pelos Pádua é a preocupação em integrar as ações de preservação com a conscientização de comunidades locais para a importância conservação. Thane Maynard, diretor do Zoológico Cincinnati, reforçou que “a parte mais importante do trabalho deles é essa, desde o começo, os Paduas entenderam que a conservação eficiente de espécies necessita do suporte das comunidades. Eles ajudaram moradores das áreas próximas das florestas que eram casa para os micos, a entender que a conservação do mico-leão não apenas preserva a Mata Atlântica, já tão ameaçada, mas também melhora suas próprias vidas”.

O prêmio é tradição desde 1993 e já consagrou nomes importantes da área, como Jane Goodall, especialista em chipanzés e uma das atuais embaixadoras da paz das Nações Unidas; o botânico Peter Raven, reconhecido pela revista Times como “Herói do Planeta”; e o conservacionista Ted Turner, cuja família criou o Fundo Turner para Espécies Ameaçadas (The Turner Endangered Species Fund). Suzana e Claudio receberam a homenagem no dia 13 de abril, durante a Barrowns Conservation Lecture Series, um evento organizado pelo Zoo Cincinnati que reúne conservacionistas do mundo inteiro em palestras e debates sobre políticas de conservação e questões da vida selvagem.

Cincinnati Zoo homenageia Suzana e Claudio Padua com prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem
Cincinnati Zoo homenageia Suzana e Claudio Padua com prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem

Veja aqui as colunas de Suzana Padua em ((o))eco

 

 

 

9 comentários em “Brasileiros ganham prêmio internacional por trabalho em conservação”

  1. É uma honra para mim ocupar a mesma vaga no departamento de Engenharia Florestal que foi ocupada anteriormente pelo Prof. Cláudio Pádua, quando ele estava na Universidade de Brasília.

    Responder
  2. Cláudio e Suzana, parabéns pelo merecido reconhecimento e muito grato por poder compartilhar conhecimentos e sempre aprender com vocês!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.