Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasil tem mais de 18 mil cavernas registradas

Sabrina Rodrigues
quinta-feira, 3 janeiro 2019 19:43
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto: Rafael Pereira Pinto/Wikiparques.

O Brasil tem 18.358 cavernas existentes em seu território, segundo o Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018, um trabalho desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cecav/ICMBio).

Para realizar o trabalho, o Cecav recolheu dados disponibilizados no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie). Em 2006, quando a Base CECAV teve a sua primeira edição, foram computadas o total de 4.448 cavernas existentes no Brasil. De lá para cá, muitos esforços foram feitos para aprimorar as ferramentas e os trabalhos para saber mais sobre as cavidades subterrâneas no país. Em 12 anos, foram registradas mais 13.910 cavernas, chegando ao número atual de 18.358 em 2018.

O gráfico demonstra a evolução da quantidade de cavernas conhecidas no Brasil em pouco mais de um século. Fonte: Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018.

O Anuário aponta que o bioma Cerrado abriga 50% das cavernas conhecidas do Brasil, totalizando 9.177 cavernas, seguido da Mata Atlântica, com 3.539 (19%). A Amazônia vem logo em seguida com 15,8% correspondendo a 2.892 cavernas. Já o Pampa e o Pantanal abrigam menos de 1%.

Entre os estados, Minas Gerais lidera o ranking, com 7.622 cavernas conhecidas. Já o Acre não possui nenhum registro. O anuário aponta que das 2.644 unidades de conservação (UCs) existentes no país, apenas 215 abrigam cavernas registradas. Deste total, 54% das cavernas encontram-se em unidades classificadas como de uso sustentável e 46% em Proteção Integral.

Saiba Mais

Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018

 

 

Leia Também

O mito das cavernas brasileiras

Treze novas cavernas são identificadas na APA da Escarpa Devoniana

Primeiros efeitos da nova lei de cavernas

 

2 comentários em “Brasil tem mais de 18 mil cavernas registradas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.