Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasil, Bolívia e Paraguai assinam acordo para a conservação do Pantanal

Sabrina Rodrigues
quinta-feira, 22 março 2018 18:25
Brasil, Bolívia e Paraguai deverão trabalhar na adoção de medidas que fortaleçam sistemas produtivos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a ampliação do conhecimento científico para o Pantanal. Foto: Alicia Yo/Wikipedia.

Para preservar uma das áreas mais úmidas do planeta é necessária uma ação conjunta. É o que se espera a partir de hoje (22), quando Brasil, Bolívia e Paraguai tornaram-se signatários de um documento onde comprometem-se a implementar ações conjuntas com foco na segurança hídrica, na conservação e no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Pantanal.

Pelo lado do Brasil, o acordo foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Representando a Bolívia, quem pegou a caneta foi Carlos René OrtuñoYañez e, pelo Paraguai, a autoridade foi o ministro de Comércio Exterior, Didier Olmedo.

Com cerca de 175.000 quilômetros quadrados, o Pantanal atravessa os três países, abrigando mais de 4 mil espécies de animais e plantas. Além da flora e da fauna, 10 milhões de pessoas dependem dos serviços ecossistêmicos do Bioma. Apesar da sua importância, mais de 55% já foi desmatado e ele enfrenta ainda outras graves ameaças como falta de saneamento básico, baixa adoção de boas práticas agropecuárias e construção de hidrovias. Diante desses dados, o compromisso dos três países se faz tão necessário.

Brasil, Bolívia e Paraguai deverão trabalhar de forma integrada para a redução e o controle da poluição, fortalecimento da governança da água com vistas a conservação dos ecossistemas e sua conectividade. Além disso, os países responsabilizam-se na adoção de medidas que fortaleçam sistemas produtivos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a ampliação do conhecimento científico para o Pantanal.

É importante ressaltar que apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável.