Salada Verde

Audiência para definir redução de Parque em Mato Grosso é cancelada

Assembleia Legislativa tentou mais uma vez discutir a diminuição do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. Reunião estava marcada para o dia 04

Sabrina Rodrigues ·
31 de julho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Rios e córregos do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Foto: Renato Soares Moreira/Wikiparques.
Rios e córregos do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Foto: Renato Soares Moreira/Wikiparques.

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso tentou iniciar uma ação para diminuir (ou extinguir) o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. No começo do ano, os parlamentares votaram em primeiro turno a extinção da unidade através de um decreto legislativo. Após repercussão, recuaram. Agora, uma Audiência Pública havia sido marcada para o dia 04 de agosto com o objetivo de redefinir os limites do parque. A reunião, por ora, foi cancelada.

A data para a audiência pública deverá ser marcada nesta semana, no retorno da Assembleia Legislativa do recesso.

Mediante o ataque à unidade de conservação, diversos grupos da sociedade, como ONGs, Ministério Público Estadual, ambientalistas criaram um Movimento em Defesa do Parque: o SOS Ricardo Franco, para fazer pressão contra a proposta de diminuição da área da unidade de conservação.

Um problemão fundiário

O Parque Serra de Ricardo Franco é alvo de disputa de terra. Dentro do parque, fazendeiros poderosos, como o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, mantêm terras produtivas e a tentativa da atual gestão de fazer valer as regras ambientais iniciou a pressão para que políticos tentassem diminuir ou até extinguir o parque.

Drone filma toras em fazenda de sócio de Padilha. Foto: Divulgação.
Drone filma toras em fazenda de sócio de Padilha. Foto: Divulgação.

No último dia 07 de julho, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na fazenda Paredão II, localizada dentro dos limites da área protegida, por desmatamento ilegal. A fazenda é de propriedade de Marcos Antônio Tozzati, não possui sede própria e utiliza a estrutura da fazenda vizinha, que pertence ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Em maio, o Ministério Público Estadual (MPE) assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 005/2017, que firma o compromisso da implementação do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. O acordo prevê a elaboração de um plano de manejo em 21 meses, assim como o levantamento de um diagnóstico fundiário em 14 meses, seguido pela formulação de um cronograma para regularização dos imóveis e a desocupação de áreas em situação irregulares.

Unidade de conservação ameaçada
Em novembro deste ano, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco completará vinte anos de existência. Durante essas duas décadas a unidade de conservação apresenta vários problemas como a ausência de um plano de manejo, desmatamento, situação fundiária irregular e sofre com a presença de propriedades privadas dentro da unidade, sendo este último um dos maiores entraves para implantação do parque, pois é necessário um levantamento de quem possui a titularidade da terra antes da criação da UC, e quem tem o direito de ser indenizado.

Os problemas descritos favoreceram a proposta de diminuição da unidade de conservação e ao mesmo tempo impulsionaram a sociedade a lutar pelo Parque.

 

Leia Também

Dentro do parque: MP flagra desmatamento em fazenda ligada a Padilha

Tic TAC: Parque Estadual Serra Ricardo Franco ganha prazos para implantação

Proposta que extingue parque no Mato Grosso foi suspensa

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2017

Proposta que extingue parque no Mato Grosso foi suspensa

Autor do projeto, deputado Adriano Silva (PSD) solicitou a paralisação da tramitação decreto e cobrou estudo sobre a Unidade de Conservação

Reportagens
9 de maio de 2017

Tic TAC: Parque Estadual Serra Ricardo Franco ganha prazos para implantação

Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo governo do Mato Grosso e pelo Ministério Público Estadual prevê elaboração do Plano de Manejo e regularização fundiária

Salada Verde
9 de julho de 2017

Dentro do parque: MP flagra desmatamento em fazenda ligada a Padilha

Foram apreendidos caminhões com lascas de madeira extraídas do Parque Serra de Ricardo Franco, aquele que quase foi extinto pela Assembleia de Mato Grosso em abril

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.