Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Amazônia peruana ganha parque nacional de 868 mil hectares

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 17 janeiro 2018 21:56
O Parque Nacional de Yaguas é o lar de 3 mil espécies de plantas. Foto: Álvaro del Campo/Mongabay.
O Parque Nacional de Yaguas é o lar de 3 mil espécies de plantas. Foto: Álvaro del Campo/Mongabay.

O Peru protegerá 868.927 hectares de floresta através da criação do Parque Nacional Yaguas. Os documentos que oficializam a decisão já foram assinados pela ministra do Meio Ambiente, Elsa Galarza Contreras, e do Presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski  Godard.

Localizado em Loreto, no norte do Peru, a área protegida tem o triplo do tamanho do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), que possui 240 mil hectares. A nova área protegida é o lar de 3 mil espécies de plantas, 500 espécies de aves e 160 espécies de mamíferos. É possível encontrar na área peixes-boi, botos, lontras gigantes e macacos.

O governo peruano espera transformar a unidade em trunfo para a venda futura de carbono no mercado internacional, já que a área é densamente preservada e possui centenas de árvores.

A decisão representa uma vitória para as comunidades que vivem no entorno de Yaguas e que há 30 anos lutam pela criação da área protegida, já que o local é considerado sagrado por eles. A ministra Elza Galarza enfatizou que o uso dos recursos pelas famílias indígenas serão respeitados e não serão afetados pela criação do parque nacional.

Imagem: Mongabay.
Imagem: Mongabay.

 

PS: Ao contrário do que afirmamos anteriormente, o Parque Nacional Yaguas não é do tamanho da Costa Rica.

 

Leia Também

O que é um Parque Nacional

Sobre a origem do termo “unidade de conservação”

Brasil e Peru: Comparando legislações sobre áreas protegidas

 

 

 

5 comentários em “Amazônia peruana ganha parque nacional de 868 mil hectares”

  1. Maravilha! Um exemplo para nós! Enquanto países amazônicos bem menores que o Brasil aumentam suas áreas protegidas pensando no futuro, nós diminuímos e entregamos ao gado e soja!!!

    Responder
    • Rafael e Rui, vocês têm razão, a Costa Rica tem 5.110.000 hectares. O que caberia quase seis vezes o Parque Nacional Yaguas, com 868.927 hectares. Corrigimos o erro. Obrigada pelo olhar atento.

      Responder
      • Disponha ! O texto e a noticia são excelentes ! Acho até que o Peru poderia mesmo ter criado um Parque do tamanho da Costa Rica, pois eles possuem um territorio imenso, como o nosso… rs.

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.