Salada Verde

Aberta consulta pública sobre aves da Mata Atlântica

Contribuições poderão ser enviadas até o dia 22 de abril. Informações servirão de base para Oficina que acontecerá em maio, em São Paulo

Sabrina Rodrigues ·
11 de março de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Saira-pintor (Tangara fastuosa) – Foto Frederico Acaz Sonntag/Flickr.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) está com consulta pública aberta para a avaliação do estado de conservação das aves brasileiras da Mata Atlântica. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE). Toda a comunidade científica e demais interessados têm até o dia 22 de abril para enviar as informações.

As contribuições servirão de alicerce para a Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras, que acontecerá entre os dias 6 a 10 de maio, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, em São Paulo. O evento abrangerá 273 espécies da Mata Atlântica, além de outras que ocorrem em todo Brasil. Estarão presentes pesquisadores convidados com experiência em Mata Atlântica, somando cerca de 15 especialistas.

As análises do estado de conservação das aves brasileiras têm um intervalo de cinco anos. A verificação do estado de conservação das aves é feita por biomas – Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal.

A Portaria MMA n° 43/2014, que institui o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies, estabelece que o Instituto Chico Mendes é responsável pelo processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente na publicação das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

 

Leia Também

Governo abre consulta pública sobre aves da Amazônia

Araras-azuis-de-lear estão voando para casa

Brasil ganha lista de aves migratórias

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
22 de fevereiro de 2018

Brasil ganha lista de aves migratórias

Relação é importante para avaliar impacto ambiental de usinas eólicas e traz um número menor de aves do que o inicialmente imaginado

Análises
29 de fevereiro de 2016

Araras-azuis-de-lear estão voando para casa

Programa internacional de reprodução em cativeiro é uma das ferramentas que está tirando a espécie do caminho rápido para a extinção.

Salada Verde
11 de maio de 2017

Governo abre consulta pública sobre aves da Amazônia

Os interessados poderão enviar as contribuições até o dia 31 de agosto. As informações serão utilizadas na Oficina de Avaliação do Estado de Conservação em setembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.