Salada Verde

Ministério do Meio Ambiente ganha 952 mil hectares para preservar

Programa Terra Legal doa 2 glebas que virarão Unidades de Conservação no estado do Amazonas. Objetivo é reduzir desmatamento na região.

Redação ((o))eco ·
9 de setembro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Ministros do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário formalizam cessão de terras, que serão preservadas. Foto: Rafael Carvalho/MDA.
Ministros do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário formalizam cessão de terras, que serão preservadas. Foto: Rafael Carvalho/MDA.

O Programa de regularização fundiária Terra Legal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinou 952 mil hectares de terras federais no estado do Amazonas ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa faz parte das ações do Governo Federal para reduzir o desmatamento na região.

A área a ser protegida está localizada no município Maués (AM). São 2 glebas, – Parauarí com 472 mil hectares e Urupadí com 480 mil hectares – que deverão ser destinadas ao uso sustentável e preservação ambiental. “É algo inovador receber a terra para criar unidades de conservação de uso sustentável, e não o contrário, quando se cria [a unidade de conservação] de maneira arbitrária, como aconteceu no passado, gerando passivos sociais e ambientais muito complexos e de difícil solução. Essa área é uma das mais importantes do mundo na conservação de primatas”, disse Izabella Teixeira.

A cessão foi realizada mediante assinatura de documento, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Também assinaram o ato de destinação das glebas a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão; Carlos Guedes, presidente do Incra; Maria Agusta Assirati, presidente da Funai; Johaness Eck, subchefe-adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil; Ivanhoé Mendes Filho, secretário de estado de Política Fundiária do Amazonas.

Leia Também
Terra Legal atinge 1,1% da meta para 2010
Grilagem no Terra Legal
MPF critica tabela de preços do Terra Legal

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.