Notícias

Claudio Maretti toma posse como presidente do ICMBio

Geólogo trabalha há 30 anos com áreas protegidas, tem reconhecimento internacional e deixa cargo no WWF. Cerimônia ocorreu na tarde de quinta.

Redação ((o))eco ·
22 de maio de 2015 · 9 anos atrás

Maretti e a ministra Izabella Teixeira, durante cerimônia de posse realizada hoje. Foto: Paulo de Araújo/MMA
Maretti e a ministra Izabella Teixeira, durante cerimônia de posse realizada hoje. Foto: Paulo de Araújo/MMA

Oficialmente, o Instituto Chico Mendes trocou de comando na última sexta-feira (15), quando saiu a nomeação no Diário Oficial da União. Mas o ritual de troca ocorreu na tarde desta quinta-feira, quando Cláudio Maretti, tomou posse como o novo presidente do ICMBio, na presença da ministra Izabella Teixeira, de Francisco Gaetanio, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Roberto Vizentin, seu antecessor.

Vizentin fez questão de entregar o broche do ICMBio e sua caneta a Maretti: “Nós não temos a mudança de faixa, mas temos nossas tradições”.

A ministra alongou-se no discurso de agradecimento a Vizentin por sua gestão. Segundo a ministra, ele chegou ao ICMBio quando o órgão passava por uma fase difícil: “É até injusto eu ter pedido para você sair, Vizentin, no exato momento em que as coisas começam a caminhar”.

Izabella afirmou que hoje a situação é mais tranquila do que em 2012, mas que o órgão terá “um ano muito duro” por causa do ajuste fiscal.

Já empossado, o novo presidente destacou como objetivos o aumento da eficácia, estruturação estratégica, coesão técnica e a defesa da do respeito ao instituto. No discurso, foi emotivo e agregador:

A sociedade preza a biodiversidade, defende a natureza e quer boas unidades de conservação, mas também, ou sobretudo, porque elas representam paz, liberdade, saúde mental e física, lazer, prazer, reconexões com seus íntimos, adoração divina… Porque somos parte da natureza. Porque a biodiversidade é parte de nós” (Leia o discurso de posse na íntegra)

Currículo

Cláudio Maretti é especialista em gestão ambiental e trabalha há 30 anos com áreas protegidas, zoneamento e comunidades locais. Antes de assumir a presidência do ICMBio, foi líder por 4 anos da Iniciativa Amazônia Viva (Living Amazon Initiative – LAI) da Rede WWF. Ao todo, trabalhou 12 anos no WWF.

Formado em geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Maretti fez mestrado em geotecnia e doutorado em geografia humana, com tese sobre gestão territorial comunitária no oeste africano.

Participou ativamente da implementação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), considerado o maior esforço de conservação local da biodiversidade no mundo, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF), do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW), da Rede WWF e do Fundo Amazônia.

Ele também é membro do Conselho Mundial da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Em novembro de 2014, no Congresso Mundial de Parques, Maretti recebeu o Fred Packard Award em reconhecimento à carreira dedicada a áreas protegidas.

 

 

Leia Também
Ministra anuncia Cláudio Maretti na presidência do ICMBio
Claudio Maretti:”A Amazônia tem um valor impossível de calcular”    
“O passivo fundiário é só a ponta do iceberg”, afirma Vizentin

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.