Salada Verde

SPVS faz crowdfunding para o censo do papagaio-de-cara-roxa

ONG promove campanha de financiamento coletivo para arrecadar 13 mil reais e cobrir custos da contagem anual da população da espécie.

Redação ((o))eco ·
13 de abril de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Campanha de financiamento coletivo pretende arrecadar 13 mil reais para financiar a contagem anual da população de papagaio-de-cara-roxa. Foto: Zig Koch/Divulgação.
Campanha de financiamento coletivo pretende arrecadar 13 mil reais para financiar a contagem anual da população de papagaio-de-cara-roxa. Foto: Zig Koch/Divulgação.

Há 12 anos, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) promove a contagem da população de papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis). O censo é realizado no litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo e graças à contagem foi possível saber que a população de papagaios-de-cara-roxa está se reproduzindo e conseguindo se manter na região apesar das ainda existentes ameaças, como roubo de filhotes e pressão imobiliária. Ano passado, a espécie saiu da lista vermelha de espécie ameaçada de extinção.

O projeto para a preservação da papagaio-de-cara-roxa existe desde 1998, mas só em 2013 a contagem incluiu o litoral sul paulista. A expansão aumentou os custos do projeto e por isso a SPVS iniciou esse ano uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é arrecadar 13 mil reais até o dia 22 de maio para que se possa realizar o 13º Censo anual do Paraná e o 3º de São Paulo, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de maio deste ano.

Para cada valor doado, o projeto vai oferecer uma recompensa, como canecas personalizadas, livros sobre a história do papagaio, fotos tiradas pelo fotógrafo de natureza Zig Koch e até dar a oportunidade de que os colaboradores acompanhem o censo, com custos de viagem inclusos.

“Fazer as contagens é um desafio, pois temos que organizar uma grande equipe de voluntários, que se deslocam por terra e mar desde Guaratuba até Itanhaém para fazer as contagens simultâneas”, relata a coordenadora do projeto, a bióloga Elenise Sipinski.

Os interessados podem colaborar no projeto de financiamento coletivo: http://comecaki.com.br/projetos/212/censo-2015-papagaio-de-cara-roxa

 

Leia Também
Papagaio da cara roxa, uma espécie resgatada
Mesmo ameaçado, população do papagaio-de-cara-roxa resiste
Contando a população do ameaçado papagaio-de-cara-roxa

 

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.