Salada Verde

Morre Álvaro Ugalde, pai dos parques nacionais da Costa Rica

Álvaro Ugalde, considerado um dos pais do Sistema de Parques Nacionais da Costa Rica, sofreu um ataque cardíaco em casa e não resistiu.

Redação ((o))eco ·
23 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Álvaro Ugalde e um papagaio resgatado pelo Centro de Rescate Los Pumas, Costa Rica. Foto:
Álvaro Ugalde e um papagaio resgatado pelo Centro de Rescate Los Pumas, Costa Rica. Foto:

Há 8 dias o mundo perdeu um dos maiores ambientalistas ainda vivos: Álvaro Ugalde que, junto com Mario Boza, é considerado pai do famoso sistema de áreas protegidas da Costa Rica. O biólogo de 68 anos morreu no domingo de carnaval (15) após sofrer um ataque do coração.

Foto:
Foto:
Ugalde era uma referência viva de um dos sistemas de conservaçãomais bem sucedidos (embora cheio de problemas) e reconhecidos do planeta. O sistema costa-riquenho protegia 166 áreas naturais que cobrem cerca de 26% do território do país.

Tinha apreço especial pelo Parque Nacional Corcovado, criado por ele em 1975 e que ainda sofre pressão da mineração ilegal e da caça predatória. Até o fim da sua vida, lutou pela preservação do parque. O assunto foi tema da sua última entrevista dada ao jornal La Nación, em 2013.

“Este é um parque que ainda está em perigo de extinção”, afirmou na ocasião, justificando sua preferência.

O biólogo começou sua carreira como administrador do Parque Nacional de Santa Rosa, criado por ele e Mario Boza em 1971.

Foi diretor do Serviço Nacional de Parques, entre 1973 e 1985; em seguida, atuou como diretor de Área de Conservação Osa (ACOSA).

Ainda de acordo com La Nación, Ugalde foi enterrado usando um uniforme bege e verde, que “distingue aqueles que guardam 26% do país dedicada à natureza e conservação”.

 

 

Leia Também
Meus amigos ambientalistas que se foram na última década
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
O alegado roubo de ovos de tartaruga na Costa Rica

 

 

 

Leia também

Análises
15 de março de 2010

O alegado roubo de ovos de tartaruga na Costa Rica

Recebeu um email com imagens 'chocantes' de uma praia na Costa Rica?  Acredite, essa prática é uma medida que ajuda a conservação.

Notícias
28 de junho de 2014

Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica

Grandioso nas áreas protegidas e valente no futebol, este pequeno país da América Central protege 20% do seu território.

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.