Salada Verde

Criada comissão para acompanhar transposição do rio São Francisco

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta. Comissão externa terá 1 ano para acompanhar andamento de uma das obras mais caras do país.

Redação ((o))eco ·
19 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Comissão acompanhará andamento da obra. Foto: Câmara dos Deputados
Comissão acompanhará andamento da obra. Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco, um dos carros chefes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), orçado atualmente em 8,2 bilhões.

A comissão será composta por 5 deputados titulares e igual número de suplentes. Ela avaliará o andamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O Rio São Francisco já apresenta sinais de assoreamento e diminuição de vazão antes mesmo da conclusão da transposição.

“As questões ambientais e os programas de revitalização da bacia hídrica do Rio São Francisco precisam ser amplamente conhecidos por todos os parlamentares não só em nível federal, como também em nível estadual e municipal”, argumenta o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que solicitou a criação da comissão, que funcionará por um ano.

As obras da transposição do Rio São Francisco deveriam ter sido concluídas em 2012, de acordo com o planejamento do Ministério da Integração Nacional, mas atrasaram.

 

 

Leia Também
Transposição com licença vencida
Rio São Francisco: os peixes se foram
O desafio de preservar e recuperar a Caatinga

 

 

 

Leia também

Reportagens
3 de junho de 2011

O desafio de preservar e recuperar a Caatinga

Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas reúne conhecimento para melhorar o manejo do bioma unicamente brasileiro.

Reportagens
4 de novembro de 2013

Rio São Francisco: os peixes se foram

Depois de diferentes expedições, cineastas e pesquisadores testemunham as transformações drásticas de um rio que não está mais para peixes.

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.