Salada Verde

Kátia Abreu diz ter acordo com MMA condicionando novas Unidades de Conservação

Líder dos ruralistas fez a afirmação para reportagem da revista Época. Assessoria do Ministério do Meio Ambiente nega que acordo exista.

Redação ((o))eco ·
25 de agosto de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ministra Izabella Teixeira e a senadora Kátia Abreu conversam sobre o texto do Código Florestal sancionado com veto pela presidenta Dilma Rousseff. O encontro aconteceu em outubro 2012. Foto: Antonio Cruz/ABr.
A ministra Izabella Teixeira e a senadora Kátia Abreu conversam sobre o texto do Código Florestal sancionado com veto pela presidenta Dilma Rousseff. O encontro aconteceu em outubro 2012. Foto: Antonio Cruz/ABr.

Em entrevista à edição da Revista Época dessa semana, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) afirmou que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) possui um acordo com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes “para não criar unidades de conservação sem dotação orçamentária”. A informação veio numa resposta em que a senadora explica seu apoio a presidente Dilma mesmo ela estando num partido que tem ligação com grupos contrários aos interesses dos produtores rurais, como o MST.

“O que me faz apoiar a presidente Dilma é a resposta que ela deu à agropecuária”, afirmou a presidente da CNA à revista Época, após enumerar as razões: a falta de criação de Unidade de Conservação, o “fortalecimento dos assentamentos, em detrimento da ampliação desbragada de assentamentos” e a paralisação da expansão de terra indígena, onde “desde abril de 2013 não são publicadas novas portarias de ampliação”.

Procurados pela reportagem de ((o))eco, a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente afirmou que não há acordo formal entre o ministério e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) sobre criação de Unidades de Conservação e que a senadora poderia estar se referindo a política institucional adotada pelo ministério de não criar unidades com passivos fundiários e sem condições de implementação. Essa política institucional fez o governo Dilma quase ganhar de Collor no quesito quem criou menos áreas protegidas. Em 4 anos, foram criadas apenas 3 Unidades de Conservação: Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais, Parque Nacional da Furna Feia e a Reserva Biológica Bom Jesus.

Efeito Marina

A entrevista da revista Época ocupa 3 páginas da última edição da revista e tem como pauta a opinião da líder dos ruralistas acerca da confirmação da candidatura de Marina Silva para a presidência da República. Abreu critica o que chama de radicalismo ambiental da candidata Marina. Reclama que a postura da ex-ministra  sempre prejudicou a imagem dos produtores rurais “nos centros urbanos e também no exterior” e defende Dilma.

 

 

Leia Também
Os presidentes e os Parques Nacionais do Brasil
Programa de Eduardo e Marina não descarta novas hidrelétricas
Bazileu Margarido: “MMA perdeu capacidade de implementar política socioambiental”

 

 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.