Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Monitorar e proteger a Amazônia de outros países sul-americanos

((o))eco
quinta-feira, 3 outubro 2013 22:19
Ministra Izabella Teixeira e o embaixador Robby Ramlakhan, secretário-geral da OTCA, assinam o contrato de monitoramento da Floresta Amazônica. Foto: Wilsom Dias/ABr
Ministra Izabella Teixeira e o embaixador Robby Ramlakhan, secretário-geral da OTCA, assinam o contrato de monitoramento da Floresta Amazônica. Foto: Wilsom Dias/ABr

Foi formalizado na manhã desta quinta-feira (03) o acordo que libera R$ 23 milhões do Fundo Amazônia para financiamento do projeto de monitoramento da floresta Amazônica nos países vizinhos. O protocolo foi firmado entre a Organização do Tratado ã Cooperação Amazônica (OTCA) – formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – e o BNDES, gestor do fundo.

 
Em maio, ((o))eco publicou matéria de Giovanny Vera Stephanes sobre o acordo agora assinado.
 
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, os demais países da América do Sul terão os mesmos mecanismos de controle do desmatamento que já estão  em uso  no Brasil. Entre eles, monitoramento por satélite, salas de observação e pesquisa e  receberão treinamento e suporte de tecnologia para acompanhamento das imagens da cobertura florestal.

O acordo também teve a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 

Leia Também
O Brasil tem o que ensinar: por um Deter global

Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia

PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.