Salada Verde

Infoamazônia é destaque em lista de inovação digital

Revista Superinteressante escolheu os 10 melhores projetos de jornalismo digital de 2012. Projeto de ((o))eco faz parte desta seleta lista.

·
20 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A seção newsgames da revista Superinteressante costuma listar os melhores sites e projetos de jornalismo digital. Dessa vez, o Infoamazônia, projeto de O Eco em parceria com a internews, está entre os 10 melhores do ano.

Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido.

Outra capacidade do InfoAmazônia é geolocalizar histórias jornalísticas. Geolocalização é um neologismo do chamado jornalismo de dados. Nesse caso, significa que uma história escrita sobre Altamira, no Pará, pode virar uma espécie da alfinete no mapa da Amazônia. Você pode escolher um lugar e ver quais reportagens já foram escritas sobre ele.

A coisa funciona também na direção oposta. O jornalista que estudar o InfoAmazônia pode perceber padrões de desmatamento, fogo ou outros parâmetros que deveriam receber atenção. Se descobrir que ninguém ainda escreveu sobre, por exemplo, uma concentração de focos de incêndio em torno da BR 163 Belém-Santarém, pode enxergar aí uma boa oportunidade para uma nova reportagem.

Disponível em 3 línguas (inglês, português e espanhol), o site cobre toda o bioma amazônico, a chamada Panamazônia, que abarca 9 países da América do Sul.

Na lista da Super, outros projetos figuram na lista de destaques, como o Basômetro, do Estadão, e o Diário de Classe, criado pela adolescente Isadora Faber.

Veja a lista completa neste link: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/o-melhor-do-ano-10-melhores-projetos-de-jornalismo-digital-de-2012/

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.