Salada Verde

Ideia de criar a OMC do meio ambiente ganha força

Diretor-executivo do PNUMA aponta a transformação do órgão em agência como caminho para implementação dos acordos assinados entre os países.

Daniele Bragança ·
18 de abril de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Achim Steiner, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). foto: divulgação
Achim Steiner, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). foto: divulgação

Durante encontro com ministra Izabella Teixeira para debater governança ambiental no âmbito da Conferência Rio+20, o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, defendeu a transformação do PNUMA em uma agência global de meio ambiente, como forma de garantir a governança ambiental global. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (16/04), no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Steiner defendeu que a nova agência siga a estrutura e autonomia de outras agências da ONU, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O fortalecimento dessa agência tornaria possível a implementação dos acordos assinados: “Se você quer alcançar uma associação universal e conferir ao tema a mesma autoridade e capacidade não só para propor políticas, mas para apoiar sua implementação, por que não conferir a mesma capacidade de governança dada a outras agências?”, defendeu. Segundo ele, a proposta de transformar o Pnuma em uma Agência Internacional é defendida por 140 países.

O diretor-executivo do PNUMA apontou para o momento difícil que o mundo anda passando, de crise econômica nos países ricos, mas disse acreditar que metas ambiciosas possam sair da Conferência: “Trata-se de um momento difícil para uma conferência sobre desenvolvimento sustentável. Mas acredito que o Brasil irá inspirar e motivar os demais [países] na construção de uma agenda que realmente traduza o futuro que queremos”.

Para Steiner, o mais importante é que a conferência fuja dos debates teóricos e busque metas concretas: “Continuamos a falar de desenvolvimento sustentável e das mudanças que devemos fazer como se fossem para o futuro e isso tem custado muito ao planeta. O futuro já chegou”, declarou.

O encontro com Izabella Teixeira foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e faz parte de uma série de palestras sobre assuntos a serem tratados durante a Rio+20. A ministra informou que outras reuniões prévias da Rio+20 vão ocorrer em maio. “Já realizamos um encontro para falar sobre economia verde e estamos tentando organizar um encontro para falar sobre os objetivos dos desenvolvimento sustentável com a vice-ministra de Meio Ambiente da Colômbia, que está conduzindo essa proposta, e outro sobre mídia e Rio+20”. *Com informações da Agência Brasil

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.