Salada Verde

Brasileiro será novo secretário da Convenção da ONU para Biodiversidade

O biólogo Bráulio Dias, um dos nomes mais influentes da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, acaba de ser anunciado como o novo secretário- executivo da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (CDB). 

Gustavo Faleiros ·
20 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Homem de confiança da ministra Izabella Teixeira, Bráulio Dias, vai comandar convenção da ONU sobre biodiversidade. (foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
Homem de confiança da ministra Izabella Teixeira, Bráulio Dias, vai comandar convenção da ONU sobre biodiversidade. (foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

O biólogo Bráulio Dias,  um dos nomes mais influentes da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, acaba de ser anunciado como o novo secretário- executivo da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (CDB). A escolha soa natural no meio da diplomacia ambiental, já que Dias, atual secretário de Biodiversidade e Florestas, foi um dos negociadores brasileiros mais assíduos da convenção criada na Rio-92.

Nos últimos anos, ele foi a pessoa sempre à frente das discussões da estratégias brasileiras para o cumprimento das metas da CDB e atualmente conduzia o processo de consulta pública de novas políticas para a biodiversidade nacional. 

A indicação de Dias ocorre em um momento em que a Convenção ganha força com o novo Protocolo de Nagoya, assinado durante em 2010. O acordo internacional que cria as bases para ações de conservação até o ano de 2020.

Por outro lado, a sua saída do Ministério do Meio Ambiente, complica a vida da ministra Izabella Teixeira, que tinha em Dias um de seus quadros em que mais confiava. Além disso, em pleno ano de Rio+20, diversos técnicos em cargos de confiança estão pedindo as contas do Ministério.

Dias vai substituir o argelino Ahmed Djoghlaf, que conduziu a CDB por um período em que a conservação da biodiversidade ganhou destaque através de um ano inteiramente dedicado ao tema. Leia mais no espeical 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade. 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.