Salada Verde

Câmara deixa direção do INPE e se diz frustrado

Diretor de órgão responsável pelas taxas oficiais do desmatamento na Amazônia diz que já não tem mais argumentos para convencer governo que deve investir em renovação dos quadros.

Gustavo Faleiros ·
19 de agosto de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

“Frustrado” foi a palavra que Gilberto Câmara usou para definir seu estado de espírito. Diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), uma das mais renomadas instituições cientifícas brasileiras, o engenheiro decidiu pedir demissão de seu cargo.

Inicialmente indicado para um mandato com duração até 2013, Câmara entregou uma carta ao ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, pedindo que um comitê de busca seja instalado e defina a substituição da chefia do INPE até o fim deste ano.

Gilberto Câmara, durante em entrevista na Cúpula de Copenhague em 2009. (foto: Gustavo Faleiros)
Gilberto Câmara, durante em entrevista na Cúpula de Copenhague em 2009. (foto: Gustavo Faleiros)

Ele falou com ((o))eco na manhã de ontem e disse que sua decisão é definitiva. “Estou frustrado com a falta de renovação nos quadros do INPE”, disse explicando qual foi a razão que o levou a pedir demissão. Segundo ele, existe um “desgaste” após 6 anos no cargo que o leva a abandonar o posto e voltar para a cadeira de pesquisador do instituto. “Não sei mais o que fazer para convencer o governo de que é preciso contratar pessoal no INPE. Há mais 10 anos que não há um novo concurso”, lamentou.

Não houve, disse Câmara, motivação política em sua saída. Ele nega que divergências com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, teriam sido o estopim de sua decisão.

O engenheiro garante que as mudanças na direção do INPE não afetam programas de lançamento de novos satélites, como o Amazônia 1 – que vai melhorar a vigilância do desmatamento – e o CBERS 3 – mais um da bem sucedida série de equipamentos feitos em parceria com os chineses. “O INPE tem uma tradição de continuidade de seus projetos mesmo depois da troca de diretores”, comenta .

Perguntei a ele, se seu anúncio de demissão poucas semanas antes do fechamento do número oficial do desmatamento seria mais do que mera coincidência. “Não há nenhum problema aí, as medições do desmatamento continuam ocorrendo normalmente”, afirmou. Nesta última quinta, o INPE divulgou o número do desmatamento em julho e até o fim dos ano divulga a taxa oficial, medida pelo programa Prodes.

Câmara é um ferrenho defensor da política de transparência de dados do desmatamento e, em 2008, envolveu-se em uma polêmica quando Blairo Maggi e até o próprio presidente Lula levantaram dúvidas sobre os números do desmatamento no Mato Grosso, que voltavam a subir segundo o INPE. Como resultado da disputa, o programa Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) passou a divulgar não mais apenas dados sobre corte razo na Amazônia, mas também sobre degradação florestal.

*Gustavo Faleiros com colaboração de Daniel Santini

Saiba mais
Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

{iarelatednews articleid=”10965, 15954,23094″}

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.