Palmilhando
Pelas trilhas do Brasil e do mundo, Pedro da Cunha e Menezes conta as últimas novidades de manejo em unidades de conservação e dá dicas sobre destinos de viagens de aventura.

Ecoturismo e Copa. O Brasil está preparado?

Palmilhando no país da Copa
quinta-feira, 17 junho 2010 19:37

Na mesma semana em que o a África do Sul celebra a Copa do Mundo e abre aos inúmeros visitantes suas atrações turísticas, desenrolou-se uma tragédia nas trilhas da Cidade do Cabo. No último dia 13, um jovem norte-americano de quatorze anos morreu após cair em um precipício na trilha que liga o Jardim Botânico de Kirstenbosh à Montanha da Mesa.

Não é um caminho difícil. Bem sinalizado e bem mantido, o trajeto é percorrido por milhares de pessoas todos os anos. Acidentes acontecem em qualquer lugar. No caso do jovem de Houston, ele estava descendo a trilha às carreiras, escorregou e caiu em um precipício. Segundo a própria família os serviços de busca e salvamento foram rápidos e eficientes, mas quando chegaram não havia mais nada a fazer. A morte foi instantânea.

O que sucede, contudo, é que a Copa trás um fluxo muito grande de turistas ao país e, entre os jogos essa gente sai à passear, aumentando em muito a chance de sinistros com pessoas pouco familiarizadas ao ambiente em que visitam. O triste episódio deveria servir de alerat para nossas autoridades ambientais, afinal se na África do sul, onde as trilhas são sinalizadas e bem dotadas de infraestrutura, um episódio trágico desses aconteceu, o que sucederá quando chegar a vez do Brasil e nossos parques com trilhas mal cuidadas e sem nenhuma sinalização? Ainda há tempo para nos prepararmos, mas é preciso começar!

LEIA O ESPECIAL PALMILHANDO NO PAÍS DA COPA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.