Análises

A Cabeça do Leão

Logo de manhã, o locutor do rádio avisa: em 27 dias a Copa do Mundo começará. Dirijo para o trabalho e faço as contas: vai dar para subir a Lion´s Head depois do expediente.

Pedro da Cunha e Menezes ·
14 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Logo de manhã, o locutor do rádio avisa entusiasmado: em 27 dias a Copa do Mundo começará. Enquanto dirijo para o trabalho, vou olhando a Montanha da Mesa, cuja imponência domina a paisagem da Cidade do Cabo. Está imaculada, limpa, maravilhosa, tentadora. Faço as contas. Vai dar para subir a Lion´s Head depois do expediente. Se me apressar subo com luz e desço no lusco-fusco. Com sorte o céu estará aberto e vou ver um por do sol tão bonito quanto o de ontem.

Lion´s Head é a trilha mais acessível de Cape Town para quem sai do Centro da Cidade. Fica no topo de Signal Hill e a gente consegue chegar lá a partir do Centro em menos de 10 minutos. São vários os seus acessos. Todos eles convergem para duas rotas principais, uma fácil e outra média. Cada uma tem cerca de 2 km de estensão. Ambas são muito bem sinalizadas e têm manutenção periódica de corrimãos, degraus e drenagem.

Alcançar o topo dos 669 metros de alttitude de Lion´s Head é uma questão de honra para todos os capetonians. A cabritada, que demora cerca de uma hora e quinze minutos, cativa a cidade inteira. Nas luas cheias é comum haver mais de cinquenta pessoas no cimo. Vale a pena, a vista é espetacular, mesmo para quem não termina o caminho. A trilha vai circulando a Cabeça do Leão e com isso oferecendo ao montanhista diferentes ângulos da cidade. Inclusive a melhor visão que já tive da Montanha da Mesa!

Não é de estranhar que um lugar tão mágico tenha atraído tanta gente. A boa notícia é que os amantes da montanha se organizaram para criar a Associação dos Amigos de Lion´s Head, que organiza passeios, ajuda na manutenção das trilhas, atualiza os mapas e lidera muitirões para eliminar as espécies exóticas da área (http://www.friendsoflionshead.org.za/). A má notícia é que tamanho fluxo de gente acaba atraindo também a bandidagem e pequenos roubos passaram, de uns tempos para cá, a acontecer na região, como atesta a sinalização erigida pelas autoridades. Mesmo isso, contudo, parece estar sob controle. Antes de subir, recebi a garantia de um montanhista que os Amigos de Lion´s Head tinham conseguido que a polícia designasse um veículo para patrulhar seus acessos. Pareceu-me conversa para boi dormir. Não era. Tanto ontem, quando subi a Signal Hill, quanto hoje quando fui à Cabeça do Leão, a patrulhinha estava lá. Pode escrever aí: vou voltar na lua cheia.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.