Análises

Fluresta da Tijuca

Hoje, 9 de Dezembro de 2009, foi rezada uma missa em ação de graças na Capela do Cristo Redentor, em pleno coração do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

Pedro da Cunha e Menezes ·
9 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás

Hoje, 9 de Dezembro de 2009, foi rezada uma missa em ação de graças na Capela do Cristo Redentor, em pleno coração do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

O culto foi para agradecer o milagre que garantiu a permanência do Fluminense Football Club na Série A do Campeonato Brasileiro, feito considerado impossível por alguns estatísticos de plantão que, em certo momento, chegaram a vaticinar que o Flu tinha 98% de cair para a segunda divisão!<

Parecia mesmo impossível. Alguns dizem que o Flu é mais exato que a matemática. Outros, mais tementes, preferem atribuir o feito a um empurrãozinho do Homem. Seja como for, o Flu agarrou-se com protetor certo. O Todo-Poderoso (Pai, Filho e Espírito Santo) tem lá suas dívidas com o Tricolor. Afinal, a missa campal rezada em sua homenagem, quando da inauguração da Estátua em 1931 foi no Estádio das Laranjeiras. Além disso, a Unidade de Conservação que abriga o Corcovado é fruto da briga de Raymundo Castro Maya, atleta do Fluminense e diretor da Floresta da Tijuca na década de 1940, que advogou insistentemente pela criação do Parque Nacional e, durante sua administração, mandou reformar as Capelas Mayrink e do Silvestre, dois templos cercados de Mata Atlântica.

Mais recentemente, a Torcida do Flusão adotou como seu hino a música “A Bênção João de Deus” em alusão ao maior representante do Deus católico na Terra. Tudo isso de forma desinteressada. Puro amor aos mandamentos cristãos.

Jesus soube retribuir e salvou o Fluminense da derrocada. Mas é preciso mais. Tal qual a Floresta da Tijuca na década de 1860, a equipe das Laranjeiras precisa mesmo é de um programa sério e consistente de reflorestamento com espécies nativas; algo que a transforme em um time viçoso e verdejante (branco e grená). Sem isso, não há salvação. Milagre de verdade não acontece duas vezes.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.