Notícias

A importância de reduzir a velocidade para salvar vidas de pedestres

Uma em cada cinco pessoas atendida no Serviço de Cirurgia de Emergência e Trauma do principal pronto-socorro de São Paulo foi atropelada. A 30 km/h, índice de mortes em acidentes cai para 5%; a 80 km/h, a chance de sobrevivência é praticamente nula.

Redação ((o))eco ·
19 de julho de 2011 · 13 anos atrás
********************************

Estudo divulgado nesta terça-feira, 19 de julho de 2011, indica que atropelamentos são a principal causa de internação por traumas no Serviço de Cirurgia de Emergência e Trauma do principal pronto-socorro de São Paulo, o Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nada menos do que uma de cada cinco pessoas  (20,5%) atendidas foram atropeladas. Os acidentados com motocicletas vem logo em seguida (19,5%).

Dos atropelados atendidos no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas, 62,9% são homens; certamente, alguns distraídos.

********************************
 
Cubatão, cercada por indústrias e rodovias

Velocidade e aceleração são as palavras-chaves nesta equação. Os carros e motos ficam cada vez mais potentes, capazes de atingir velocidades altíssimas em segundos; as corridas de rua são glamourizadas com apoio do poder estatal, em instalações públicas; nos filmes para crianças e nos novos brinquedos agora os heróis são carros velozes (e furiosos, eventualmente).

Em acidentes, quando o carro está a 30 km/h, 30% dos atropelados saem ilesos, 5% morrem e 65% ficam feridos. A 50 km/h, 5% saem ilesos, 45% morrem e 55% ficam feridos. Acelerando mais um pouquinho, a 65 km/h, ninguém sai ileso, 85% morrem e 15% ficam feridos. A 80 km/h, ninguém sai ileso e quase 100% das vítimas morrem. Os números são do Observatório de Segurança Viária da Espanha, foram publicados originalmente no jornal El País e estão disponíveis em português nesta análise do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes.

A tragédia cotidiana em curso, com a qual nos acostumamos e que passamos a considerar normal, não só e estúpida como também cara. Em nota divulgada nesta manhã pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, o professor do Departamento de Cirurgia lembra que “o número elevado de internações por trauma, além de onerar todo o sistema de saúde, traz um comprometimento social e da esfera trabalhista”.

********************************
 
A maneira como nos locomovemos define o tipo de cidades em que vivemos. A relação é direta; e não é por acaso que têm sido difícil respirar em São Paulo. Quando o assunto é velocidade, porém, e não poluição, a aceleração no transporte individual motorizado implica em tirar as crianças e os idosos das ruas, cercar com grades os cruzamentos mais perigosos para evitar que pedestres caminhem por ali e, quiçá, proibir pura e simplesmente a circulação de pessoas. Ainda não chegamos a tanto.

E talvez nem seja preciso chegar. Se as iniciativas da Secretaria Municipal de Transporte em respeito à vida tiverem o apoio necessário por parte do prefeito, da população e da mídia, talvez seja possível frear a construção da anticidade. E, entre elas, a redução da velocidade nas vias é fundamental para salvar vidas de pedestres. Distraídos ou não.
 

Nuvem de poluição sobre São Paulo, hoje cedo

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.