Análises

Pepito, um Macho Man com um chifre e tanto

Como Darwin notou, características sexuais secundárias extravagantes decorrem da competição entre os machos pela preferência das fêmeas.

Fabio Olmos ·
8 de novembro de 2012 · 11 anos atrás

Esse é Pepito, um Dynastes neptunus que conheci na Area de Conservacíon Privada Abra Patricia, uma reserva adquirida e administrada pela Associacíon Ecosistemas Andinos – ECOAN, uma das mais atuantes ONGs conservacionistas do Peru.

Abra Patricia é uma meca para os observadores de aves, que podem encontrar espécies raríssimas, como a Lechuzita Bigotona Xenoglaux loweryi, e desfrutar de excelente hospedagem na Owlet Lodge. É um bom modelo que poderia ser utilizado em unidades de conservação por aqui.


Clique para ampliar

Pepito chama atenção por ser um artrópode realmente grande e por seus chifres. Esses estão presentes apenas nos machos, que os usam em lutas pelas fêmeas e são um sinal “honesto” da qualidade do indivíduo. Como Darwin notou em seu livro A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, uma força evolutiva poderosa é consequência da combinação da escolha das fêmeas com a competição por elas que ocorre entre os machos. Essa triagem sexual dá origem a caracteres sexuais secundários extravagantes.. 

Alguns teorizam que entre estes estão nosso cérebro e nossa sofisticada capacidade de comunicação e empatia, equivalentes intelectuais à cauda do pavão. A ideia é que as proto-humanas primitivas valorizavam mais um bom papo e a inteligência do que o jeito troglodita de ser, e isso condicionou a evolução humana.  Dito isso, vale lembrar que as pressões seletivas do passado não são necessariamente as mesmas do presente…


Autor deste blog, Fabio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Seu último livro, sobre ecossistemas brasileiros e conservação, é Espécies e Ecossistemas.

 

  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.