Análises

Pepito, um Macho Man com um chifre e tanto

Como Darwin notou, características sexuais secundárias extravagantes decorrem da competição entre os machos pela preferência das fêmeas.

8 de novembro de 2012 · 11 anos atrás

Esse é Pepito, um Dynastes neptunus que conheci na Area de Conservacíon Privada Abra Patricia, uma reserva adquirida e administrada pela Associacíon Ecosistemas Andinos – ECOAN, uma das mais atuantes ONGs conservacionistas do Peru.

Abra Patricia é uma meca para os observadores de aves, que podem encontrar espécies raríssimas, como a Lechuzita Bigotona Xenoglaux loweryi, e desfrutar de excelente hospedagem na Owlet Lodge. É um bom modelo que poderia ser utilizado em unidades de conservação por aqui.

Pepito chama atenção por ser um artrópode realmente grande e por seus chifres. Esses estão presentes apenas nos machos, que os usam em lutas pelas fêmeas e são um sinal “honesto” da qualidade do indivíduo. Como Darwin notou em seu livro A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, uma força evolutiva poderosa é consequência da combinação da escolha das fêmeas com a competição por elas que ocorre entre os machos. Essa triagem sexual dá origem a caracteres sexuais secundários extravagantes..

Alguns teorizam que entre estes estão nosso cérebro e nossa sofisticada capacidade de comunicação e empatia, equivalentes intelectuais à cauda do pavão. A ideia é que as proto-humanas primitivas valorizavam mais um bom papo e a inteligência do que o jeito troglodita de ser, e isso condicionou a evolução humana.  Dito isso, vale lembrar que as pressões seletivas do passado não são necessariamente as mesmas do presente…

Autor deste blog, Fabio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Seu último livro, sobre ecossistemas brasileiros e conservação, é Espécies e Ecossistemas.