Mapa indica rotas para treinos de bicicleta ao ar livre
((o))eco Data
Plataforma de jornalismo de dados do site ((o))eco. Por Daniel Santini

Mapa indica rotas para treinos de bicicleta ao ar livre

Daniel Santini
quinta-feira, 15 maio 2014 21:48

Os desenvolvedores do aplicativo para celulares Strava, utilizado por ciclistas e corredores em todo o planeta, criaram um mapa de calor com base nas informações dos usuários do sistema. A plataforma, disponível neste link ou a partir das imagens abaixo, permite visualizar onde foram registrados mais de 77 milhões de treinos realizados pelos usuários do sistema.

O resultado é um mapa detalhado de rotas, que pode ser aproveitado para planejar viagens, passeios ou treinos. Clique nas imagens abaixo para visualizar detalhes e navegar no mapa – as áreas em azul são as com mais registros.

Parques nacionais
Entre as rotas escolhidas por ciclistas, estão estradas e trilhas próximas de unidades de conservação e áreas preservadas. Confira abaixo três exemplos de percursos e utilize o mapa para encontrar mais possibilidades perto de sua cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional de Itatiaia

Chapada Diamantina 

Centros urbanos
Mesmo nas cidades, entre as rotas mais utilizadas para treinos estão áreas preservadas. Em São Paulo, chama atenção a quantidade de registros perto do Parque do Ibirapuera – além dos na ciclovia instalada na várzea do Rio Pinheiros.

São Paulo

No Rio de Janeiro, a maior parte dos deslocamentos registrados no aplicativo se dá na orla, junto ao mar, mas também chama a atenção a concentração no entorno do Jardim Botânico, da Lagoa Rodrigo de Freitas e de outros cenários famosos pela beleza natural. 

Rio de Janeiro

 

Veja também
Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo
Floração das árvores em São Paulo, bicicletas e o medo do mato

Wikiparques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.