((o))eco Data
Plataforma de jornalismo de dados do site ((o))eco. Por Daniel Santini

Saiba quais os parques nacionais mais procurados na internet

Daniel Santini
quarta-feira, 9 abril 2014 20:34

Na semana passada, em 2 de abril, ((o))eco lançou uma plataforma aberta para tentar ajudar no mapeamento, monitoramento e debate sobre as áreas protegidas do Brasil, o WikiParques. Trata-se de um projeto colaborativo em que leitores estão convidados a participar compartilhando informações e reunindo dados sobre as principais unidades de conservação do país. Em pouco tempo, as estatísticas do projeto, que, assim como todas as outras páginas são abertas para o público, já apontam tendências e interesses dos internautas. As páginas mais acessadas entre as dos parques nacionais nesta reta inicial são as do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, e o Parque Nacional Marinho Abrolhos, na Bahia. Veja no gráfico abaixo as páginas mais visitadas do projeto até agora.

 

Análise de bancos de dados de outros mecanismos de pesquisas indica que, em linhas gerais, o interesse de internautas em parques nacionais manteve-se estável nos últimos tempos. No Twitter, nos últimos 30 dias foram publicados 55.207 com a expressão “parque nacional”, conforme indica a ferramenta Topsy. Na prática, isso representa uma média de 1.840 tweets sobre o tema por dia.

Nos Trends do Google, mecanismo que indica as tendências e termos mais procurados, as buscas seguiram uma constância nos últimos 12 meses, com um ligeiro aumento de buscas por “parque nacional” nos últimos meses. Os números dos dois infográficos abaixo são relativos e não absolutos – o Google não disponibiliza os dados exatos relacionados às buscas em seu sistema.

 



Ainda no Google, vale observar que, entre as buscas relacionadas a “parque nacional”, chama a atenção a quantidade de vezes que a palavra “Itatiaia” aparece. Assim como no infográfico de tendências, os dados reunidos são relativos e não absolutos. Além de Itatiaia, também chamam a atenção as buscas relacionadas por Parque Nacional do Iguaçuda Tijuca e o de Brasília. Os três são os parques mais visitados do país, conforme reportagem publicada pelo eco em setembro do ano passado.

 



 

 

Leia Também
Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação
Explorando o uso público em unidade de conservação
Visite unidades de conservação sem sair de casa

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.