Notícias

Maioria dos municípios da Amazônia tem IDHM baixo ou médio

Levantamento aponta que apenas 78 dos 772 municípios localizados na Amazônia Legal têm Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto

Daniel Santini ·
2 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

A maior parte dos municípios situados na Amazônia Legal brasileira tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado baixo ou médio. É o que indica o Atlas de Desenvolvimento Humano, levantamento apresentado nesta semana baseado em dados de 2010. Dos 772 municípios amazônicos, 671 estão nesta faixa, sendo 305 baixo e 366 médio, e apenas 78 têm IDHM considerado alto. Em nenhum, o índice foi considerado muito alto. A discrepância em relação a outras regiões do país é grande e indica a necessidade de políticas sociais e econômicas para promover o desenvolvimento humano da região. Conciliar o avanço com a preservação da floresta é um dos principais desafios para os gestores públicos.

Apesar da região estar ainda bastante atrás do restante do Brasil no quesito, é possível perceber, com base nas informações divulgadas, o crescimento do IDHM na região nas últimas décadas. Em vermelho, nos mapas abaixo, estão os municípios com o índice considerado muito baixo, que eram maioria em 1991 e 2000.

Hoje, os municípios com pior IDHM da região estão entre os piores do país. É o caso de Melgaço, no Pará, que ficou na última posição no ranking nacional. Na tabelo abaixo, é possível visualizar os dez municípios com pior IDHM da Amazônia Legal e os dez mais bem posicionados.

Baixe as informações que embasaram esta datareportagem. Clique aqui para obter uma tabela em excel ou em arquivo tipo .csv, com a relação de IDHM de todos os munípios da Amazônia Legal.

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.