Notícias

As pedras de ltacueretaba

Quem chega ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), nota logo de início algo fora do convencional: há guaritas, estacionamento, centro de visitantes, funcionários. Uma infraestrutura de dar inveja.  Veja slide show com fotos do parque.

Aldem Bourscheit ·
29 de setembro de 2009 · 15 anos atrás

Depois de quase uma semana escrevendo sobre unidades de conservação, no CBUC (Curitiba) , nada melhor do que passar da teoria à prática e visitar uma delas. Quem chega ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), nota logo de início algo fora do convencional: há guaritas, estacionamento, centro de visitantes, funcionários. Uma infraestrutura de dar inveja.

A visitação responde por metade de seu orçamento anual. Veículos particulares ficam no estacionamento, não circulam em seu interior, o que evita muita dor de cabeça. Os turistas são levados até o início das trilhas sinalizadas e calçadas em microônibus, e podem escolher entre os roteiros das furnas e Lagoa Dourada e dos maciços de arenito, ou ambos. O passeio completo sai por nove reais. Não ouvi ninguém reclamando do valor.

Percorrer os caminhos que margeiam as imponentes estruturas de pedra é arrebatador. São amostras sólidas da movimentação de antigos mares e geleiras, refinadas pelo cinzel das chuvas e dos ventos. Formações mutantes há milhões de anos cujos ângulos projetam animais, índios, garrafas, botas e esfinges. Uma taça perfeita lembra a lenda da ltacueretaba, a “cidade extinta de pedras” dos apiabas.

A infraestrutura instalada no parque estadual pode atrair críticas de biólogos, pelas vias de asfalto e elevadores que podem voltar a descer em áreas onde nidificam andorinhões, por exemplo, mas também provoca reflexão sobre como incentivar a visitação e obter dinheiro para manter áreas protegidas e sua biodiversidade.

Também me traz ao pensamento o potencial turístico da Cidade de Pedra encravada nas serras próximas a Pirenópolis e Cocalzinho, em Goiás, sufocado por disputas judiciais e inoperância governista.

Para completar a viagem virtual por Vila Velha, confira o vídeo acima e explore o mapa abaixo. clicando nos pontos azuis e usando o zoom no canto esquerdo superior.

                                          .
Visualizar Parque Estadual Vila Velha (PR) em um mapa maior

Saiba mais:
Estranhas no ninho
Pequeno Grande Parque
Os donos da cidade erguida em rocha
Adiada decisão da Cidade de Pedra
Cidade de Pedra

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.