Notícias

A floresta anciã

A Floresta de Foxley pode ser a mais antiga do leste da Inglaterra, com 6 mil anos. Mas as grandes florestas no Reino Unido parecem mesmo ter ficado mesmo no tempo de Robin Hood.

Gustavo Faleiros ·
2 de junho de 2009 · 15 anos atrás

Há  duas semanas, eu e Andreia Fanzeres visitamos uma reserva florestal na região de Anglia Oriental, no Reino Unido. A Floresta de Foxley fica em um pequeno povoado de mesmo nome, a 200 quilômetros de Londres. O que nos atraiu até lá foi um pequeno folheto que informava ser aquela a floresta mais antiga do leste da Inglaterra. Segundo o não-governamental Fundo de Proteção da Vida Selvagem de Norfolk, que cuida do local, Foxley é uma área coberta por florestas há cerca de 6 mil anos.

Animados em conhecer uma floresta tão antiga, interrogamos um representante da ONG de Norfolk sobre a idade da floresta. Ele nos disse que esta é uma questão em debate, pois Foxley vem sendo alterada por intervenções humanas por anos e anos. O que se sabe, é que o atual desenho da floresta já aparece no Doomsday Book, o primeiro censo feito na Inglaterra, no ano de 1066!

A caminhada pela mata, independente de sua idade, foi bastante agradável, e o sentido de floresta temperada nunca se fez tão presente. As maiores árvores que vimos foram carvalhos e bétulas. A área que causa mais frisson, no entanto, é a chamada bluebell (sinos azuis), com pequenas flores azuladas na vegetação rasteira.

Foi um bom passeio, mas a caminhada é bem curta e isso foi um pouco decepcionante. Grandes florestas no Reino Unido parecem mesmo ter ficado no tempo de Robin Hood.

 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.